O gerente da Central de Regulação e Marcação da Secretaria de Saúde de Patos, José João de Albuquerque, vem a público esclarecer que o paciente Manuel Ferreira da Costa, 59 anos, residente na Rua Pedro Davi, bairro Monte Castelo (Patos-PB), teve o acompanhamento completo por parte da gestão municipal, desde o diagnóstico do problema até o momento de tentar marcar a cirurgia no Hospital Universitário de João Pessoa.
Segundo João, o processo de marcação foi suspenso devido aos trâmites de contenção da pandemia do novo coronavírus, uma vez que o próprio hospital não teve como marcar o procedimento com a celeridade necessária para o caso.
João aproveitou para explicar que, inicialmente, o paciente teve uma consulta na especialidade de proctologia, viabilizada pela Secretaria de Saúde de Patos (SUS). Após isso, o mesmo foi submetido ao exame de colonoscopia, no Centro de Especialidades Frei Damião, onde foi diagnosticado com uma fístula.
O próprio Centro de Especialidade Frei Damião solicitou o encaminhamento do paciente para o Hospital Universitário em João Pessoa, para ser submetido a uma cirurgia. Ainda segundo informou o gerente da Central de Regulação e Marcação, todos os trâmites burocráticos foram realizados para o encaminhamento do paciente, inclusive destacando prioridade para o caso.
Porém, devido à chegada da pandemia, o Hospital Universitário de João Pessoa suspendeu temporariamente os agendamentos eletivos, o que impossibilitou diretamente a marcação urgente do procedimento cirúrgico.
Portanto, diante da notícia divulgada nos meios midiáticos locais de que familiares deste paciente estariam realizando uma campanha virtual para conseguir custear a cirurgia do mesmo, e ainda dos comentários de algumas pessoas que chegaram a insinuar que a gestão municipal não teria dado a atenção devida ao caso, José João de Albuquerque garantiu que em nenhum momento houve omissão ou negligência perante a situação do paciente.
E reforçou dizendo que todo o processo legal para marcar a cirurgia foi feito junto ao hospital de referência em João Pessoa, porém até o momento não foi possível liberar o procedimento devido ao que já foi exposto anteriormente.
Mesmo assim, ele se mostrou aberto para buscar resolver a questão do paciente Manuel Ferreira da Costa, se assim for de seu interesse e também dos seus familiares.
Por último, o gerente afirmou que possui toda a documentação comprobatória de que o paciente em questão teve o acompanhamento e a assistência necessária para o seu caso, mediante todos os trâmites legais via SUS.
Coordecom
Remoção de árvore SEMADS confirma retirada de craibeira centenária no Centro de Patos após laudo técnico
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos
Chuvas em 2026 Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
EMPREENDER-PB Patos é contemplada no 2º Ciclo do Empreender PB com crédito para pequenos empreendedores
Denúncia Falta de fórmula infantil Pregomin Pepti preocupa pais e responsáveis em Patos; secretaria afirma que licitação está em andamento
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos Mín. 22° Máx. 36°