A médica dermatologista Dra. Marcília Lopes se posicionou sobre a repercussão após a divulgação do caso ocorrido com a jovem Ana Karla Lopes da Silva, de 35 anos, que perdeu parte do lábio em decorrência de procedimento estético malsucedido na cidade de Patos.
Ana Karla fez preenchimento labial com um biomédico. Ela relatou que foi usado durante o procedimento ácido hialurônico. A jovem teve fortes dores e depois houve reações diversas que levaram a necrose de parte da área que teve aplicação, perda de parte do lábio e demais problemas no rosto.

A intercorrência levou a desentendimento entre ela e o profissional. O caso foi parar na justiça, mas os danos estão visíveis e outros profissionais da área da saúde acompanham o passo a passo no tratamento para tentar reverter e devolver a vida normal de Ana Karla.
Falando sobre o caso, Dra. Marcília Lopes disse que complicações em procedimentos minimamente invasivos, como preenchimentos com ácido hialurônico, que foi o da paciente em questão, podem sim ocorrer. Pode também acontecer perda de tecido e cegueira. Dra. Marcília relatou que se faz necessário que, quando o paciente decida se submeter a tais procedimentos, primeiro ele busque profissionais que são aptos não só a realizar o procedimento, mas também a diagnosticar e tratar qualquer complicação que venha a surgir.
Para Dra. Marcília, a paciente não teve a oclusão arterial diagnosticada, ou seja, não se previu o entupimento do vaso sanguíneo pelo produto que foi injetado. O retardo do atendimento médico pode ter agravado ainda mais o problema da paciente submetida ao ácido hialurônico. A médica relatou que, além do dano físico, perda de parte do lábio, houve também abalo psicológico que causa afastamento social, baixa autoestima, entre tantas outras dores.
“...essa busca incessante por se inserir em um padrão de beleza, as difusões desses termos de harmonização facial, através das redes sociais, muitas vezes levam o leigo a acreditar que é algo muito simples, algo mágico, que pode ser replicado como ‘receita de bolo’, sem levar em consideração a individualidade dos pacientes e a complexidade desses procedimentos. São procedimentos, de fato, muito complexos! Podem sim ocorrer complicações e podem causar danos. Se faz necessários ter profissionais éticos, sérios e, neste caso, extremamente preparados para lidar, não só com o procedimento, mas com complicações que podem ocorrer”, finalizou Dra. Marcília.
CLICK E VEJA A MATÉRIA COMPLETA COM A HISTÓRIA DA JOVEM
Jozivan Antero – Patosonline.com
OUÇA observações da médica Dra. Marcília Lopes:
Remoção de árvore SEMADS confirma retirada de craibeira centenária no Centro de Patos após laudo técnico
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos
Chuvas em 2026 Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
EMPREENDER-PB Patos é contemplada no 2º Ciclo do Empreender PB com crédito para pequenos empreendedores
Denúncia Falta de fórmula infantil Pregomin Pepti preocupa pais e responsáveis em Patos; secretaria afirma que licitação está em andamento
Doação de Órgãos Hospital Regional de Patos registra primeira doação de coração e múltiplos órgãos da Paraíba em 2026
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos Mín. 23° Máx. 33°