Domingo, 11 de Maio de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Chacara Canaa
Banner JC Motos
UNIFIP
Regional Regional

“Não há legalidade na desmunicipalização do trânsito”, aponta presidente da AGTBRASIL

25/07/2020 às 18h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Assessoria
Compartilhe:

O prefeito de Itaporanga (PB), Divaldo Dantas, enviou à Câmara Municipal, na última sexta-feira (24), um projeto de lei complementar que visa a extinção da Superintendência Itaporanguense de Transporte e Trânsito (SITTRANS) e do Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Para o agente de trânsito Antonio Coelho, que é o atual presidente da Associação Nacional dos Agentes de Trânsito (AGT Brasil) e membro diretor do Sindicato Estadual dos Agentes de Trânsito da Paraíba (SINAFIT), a medida tomada pelo prefeito Itaporanguense padece de legalidade. Em função disso o Sindicato já apresentou denúncia ao Ministério Público do Estado da Paraíba.

A lei federal nº 9.503, de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atribuiu como dever dos municípios instituírem órgãos executivos de trânsito e assumir a responsabilidade de gerenciamento do trânsito local. A integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito exige requisitos que, uma vez preenchidos e instituídos órgãos ou entidades de trânsito, não há previsão legal de desintegração dos mesmos e nem a possibilidade do gestor local simplesmente dizer que não quer mais gerir o trânsito e dar fim a todo o procedimento legal antes instituído.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ressalta-se que até para fazer a delegação das competências para outro ente federativo, segundo a legislação vigente, há necessidade da existência dos órgãos locais de trânsito para formulação de convênios.

Diante todo o exposto observa-se que com a apresentação do citado projeto de lei o gestor de Itaporanga contradiz claramente a legislação de trânsito vigente, além de desprover os munícipes da necessária segurança viária que um órgão de segurança para o trânsito tem a capacidade de disponibilizar no âmbito de suas competências.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Deve-se considerar também que Constituição Federal, em seu art. 144, parágrafo 10º e incisos, estabelece que a segurança viária deve ser exercida também pelo município, por meio dos seus órgãos executivos e agentes de trânsito.

O prefeito de Itaporanga notadamente fere também prerrogativas constitucionais ao enviar o projeto de lei visando a desmunicipalização local.

“Normalmente vemos muitos municípios com dificuldades de se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito, mas em Itaporanga se vê claramente um prefeito omisso quanto à organização do trânsito local e manutenção das vidas neste ambiente. Suas alegações respaldadas em corte de gastos para extinção da SITTRANS e do FMTU, abandonando o trânsito, revelam a face de um mal gestor público, que se recusa a enxergar vidas no trânsito e se atém apenas a fins eleitoreiros", declara Coelho.

Assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 13h06 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Seg 37°C 20°C
Ter 36°C 18°C
Qua 36°C 20°C
Qui 35°C 20°C
Sex 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras