O prefeito de Itaporanga (PB), Divaldo Dantas, enviou à Câmara Municipal, na última sexta-feira (24), um projeto de lei complementar que visa a extinção da Superintendência Itaporanguense de Transporte e Trânsito (SITTRANS) e do Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU).
Para o agente de trânsito Antonio Coelho, que é o atual presidente da Associação Nacional dos Agentes de Trânsito (AGT Brasil) e membro diretor do Sindicato Estadual dos Agentes de Trânsito da Paraíba (SINAFIT), a medida tomada pelo prefeito Itaporanguense padece de legalidade. Em função disso o Sindicato já apresentou denúncia ao Ministério Público do Estado da Paraíba.
A lei federal nº 9.503, de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atribuiu como dever dos municípios instituírem órgãos executivos de trânsito e assumir a responsabilidade de gerenciamento do trânsito local. A integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito exige requisitos que, uma vez preenchidos e instituídos órgãos ou entidades de trânsito, não há previsão legal de desintegração dos mesmos e nem a possibilidade do gestor local simplesmente dizer que não quer mais gerir o trânsito e dar fim a todo o procedimento legal antes instituído.
Ressalta-se que até para fazer a delegação das competências para outro ente federativo, segundo a legislação vigente, há necessidade da existência dos órgãos locais de trânsito para formulação de convênios.
Diante todo o exposto observa-se que com a apresentação do citado projeto de lei o gestor de Itaporanga contradiz claramente a legislação de trânsito vigente, além de desprover os munícipes da necessária segurança viária que um órgão de segurança para o trânsito tem a capacidade de disponibilizar no âmbito de suas competências.
Deve-se considerar também que Constituição Federal, em seu art. 144, parágrafo 10º e incisos, estabelece que a segurança viária deve ser exercida também pelo município, por meio dos seus órgãos executivos e agentes de trânsito.
O prefeito de Itaporanga notadamente fere também prerrogativas constitucionais ao enviar o projeto de lei visando a desmunicipalização local.
“Normalmente vemos muitos municípios com dificuldades de se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito, mas em Itaporanga se vê claramente um prefeito omisso quanto à organização do trânsito local e manutenção das vidas neste ambiente. Suas alegações respaldadas em corte de gastos para extinção da SITTRANS e do FMTU, abandonando o trânsito, revelam a face de um mal gestor público, que se recusa a enxergar vidas no trânsito e se atém apenas a fins eleitoreiros", declara Coelho.
Assessoria
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°