Domingo, 03 de Agosto de 2025
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Banner Dr Luiz Severo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Gerais Gerais

Após abandono, linha férrea se torna “terra de ninguém” e invasões se multiplicam na cidade de Patos

22/08/2020 às 17h57
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:

Em 1997, durante o Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Brasil deu continuidade a um dos períodos onde ocorreram as maiores privatizações das empresas estatais, lucrativas e estratégicas para a soberania nacional. Setores siderúrgicos, elétricos, de infraestrutura, bancos, de transformação, dentre outros, foram sendo vendidos ao grande capital econômico e seus consórcios.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Entre as grandes vendas de empresas públicas estratégicas, destaque para a Rede Ferroviária Nacional S.A (REFESA). Vendida em pedaços, porém, após ser usada, explorada, dar lucros fabulosos aos seus compradores, a empresa foi abandonada, não recebeu mais manutenção e virou sucata com milhares de quilômetros de linhas férreas abandonadas e vagões ao relento.

A malha Nordeste com sua estrutura foi vendida por valores contestados por críticos e economistas, mas o Governo Federal ignorou e vendeu para ser pago cerca de 25% a vista e o restante em 30 anos. Um negócio sem precedentes e considerado um presente para os compradores. Em menos de 20 anos, o resultado foi trágico para a nação. As empresas abandonaram e disseram ao governo que podia pegar de volta a REFESA.

O transporte por vagões de trem, com custo inferior aos pagos por transporte terrestre e mais seguro foi deixado de lado. Estações ferroviárias, maquinário, milhares de quilômetros de trilhos, centenas e centenas de terras, casas e instalações foram deixadas ao relento. Diante disso, restou a nostalgia e o descaso, sem nenhuma punição aos compradores ou multas. O prejuízo ficou para a nação.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Agora, às margens das linhas férreas estão sendo invadidas. Em Patos, a REFESA atravessa a cidade em pontos estratégicos e vem tendo suas terras ocupadas de forma notória e sem fiscalização alguma. No Bairro Novo Horizonte, por exemplo, cercas, porteiras e terraplanagem acontecem e os “posseiros” fingem não saber que o local pertence a união, portanto, tem dono.


Patosonline.com


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h01 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 32°

Seg 31°C 22°C
Ter 32°C 21°C
Qua 34°C 20°C
Qui 34°C 22°C
Sex 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras