Sábado, 11 de Outubro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Gerais Gerais

Após abandono, linha férrea se torna “terra de ninguém” e invasões se multiplicam na cidade de Patos

22/08/2020 às 17h57
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:

Em 1997, durante o Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Brasil deu continuidade a um dos períodos onde ocorreram as maiores privatizações das empresas estatais, lucrativas e estratégicas para a soberania nacional. Setores siderúrgicos, elétricos, de infraestrutura, bancos, de transformação, dentre outros, foram sendo vendidos ao grande capital econômico e seus consórcios.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Entre as grandes vendas de empresas públicas estratégicas, destaque para a Rede Ferroviária Nacional S.A (REFESA). Vendida em pedaços, porém, após ser usada, explorada, dar lucros fabulosos aos seus compradores, a empresa foi abandonada, não recebeu mais manutenção e virou sucata com milhares de quilômetros de linhas férreas abandonadas e vagões ao relento.

A malha Nordeste com sua estrutura foi vendida por valores contestados por críticos e economistas, mas o Governo Federal ignorou e vendeu para ser pago cerca de 25% a vista e o restante em 30 anos. Um negócio sem precedentes e considerado um presente para os compradores. Em menos de 20 anos, o resultado foi trágico para a nação. As empresas abandonaram e disseram ao governo que podia pegar de volta a REFESA.

O transporte por vagões de trem, com custo inferior aos pagos por transporte terrestre e mais seguro foi deixado de lado. Estações ferroviárias, maquinário, milhares de quilômetros de trilhos, centenas e centenas de terras, casas e instalações foram deixadas ao relento. Diante disso, restou a nostalgia e o descaso, sem nenhuma punição aos compradores ou multas. O prejuízo ficou para a nação.

Continua após a publicidade
Banner Nilo Shineray

Agora, às margens das linhas férreas estão sendo invadidas. Em Patos, a REFESA atravessa a cidade em pontos estratégicos e vem tendo suas terras ocupadas de forma notória e sem fiscalização alguma. No Bairro Novo Horizonte, por exemplo, cercas, porteiras e terraplanagem acontecem e os “posseiros” fingem não saber que o local pertence a união, portanto, tem dono.


Patosonline.com


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Dom 37°C 22°C
Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 22°C
Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras