Em 1997, durante o Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Brasil deu continuidade a um dos períodos onde ocorreram as maiores privatizações das empresas estatais, lucrativas e estratégicas para a soberania nacional. Setores siderúrgicos, elétricos, de infraestrutura, bancos, de transformação, dentre outros, foram sendo vendidos ao grande capital econômico e seus consórcios.

Entre as grandes vendas de empresas públicas estratégicas, destaque para a Rede Ferroviária Nacional S.A (REFESA). Vendida em pedaços, porém, após ser usada, explorada, dar lucros fabulosos aos seus compradores, a empresa foi abandonada, não recebeu mais manutenção e virou sucata com milhares de quilômetros de linhas férreas abandonadas e vagões ao relento.

A malha Nordeste com sua estrutura foi vendida por valores contestados por críticos e economistas, mas o Governo Federal ignorou e vendeu para ser pago cerca de 25% a vista e o restante em 30 anos. Um negócio sem precedentes e considerado um presente para os compradores. Em menos de 20 anos, o resultado foi trágico para a nação. As empresas abandonaram e disseram ao governo que podia pegar de volta a REFESA.
O transporte por vagões de trem, com custo inferior aos pagos por transporte terrestre e mais seguro foi deixado de lado. Estações ferroviárias, maquinário, milhares de quilômetros de trilhos, centenas e centenas de terras, casas e instalações foram deixadas ao relento. Diante disso, restou a nostalgia e o descaso, sem nenhuma punição aos compradores ou multas. O prejuízo ficou para a nação.

Agora, às margens das linhas férreas estão sendo invadidas. Em Patos, a REFESA atravessa a cidade em pontos estratégicos e vem tendo suas terras ocupadas de forma notória e sem fiscalização alguma. No Bairro Novo Horizonte, por exemplo, cercas, porteiras e terraplanagem acontecem e os “posseiros” fingem não saber que o local pertence a união, portanto, tem dono.
Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°