O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) registrou, em cerca de dois meses, 753 Reclamações Pré-Processuais (RPPs) de pessoas que questionam o não recebimento do Auxílio Emergencial do Governo Federal (em virtude da Covid-19).
O serviço começou a ser disponibilizado pela Seção Judiciária paraibana em 16/07, indicando uma média diária de 14 reclamações registradas no estado. A iniciativa tenta firmar acordos com a União em situações controversas, encontrando solução antes de haver, de fato, uma judicialização.
Segundo a coordenadora do Cejusc, juíza federal Adriana Nóbrega, a atermação dos casos que envolvem o benefício federal evitou que, aproximadamente, 30% da demanda se transformassem em ação judicial, sem que houvesse uma tentativa de acordo. “Antes, os cidadãos que se sentiam prejudicados em relação à negativa do Auxílio Emergencial entravam diretamente na Justiça por meio de processo. Mas, muitos casos são resolvidos de maneira prática e objetiva, sem a necessidade de uma judicialização. São situações que envolvem apenas ajustes de informação”, explicou.
“Importante ressaltar que todas as partes, via de regra, têm atendimento personalizado, pois recebem, através do WhatsApp, o número da RPP, do andamento inicial, podendo comunicar-se por contatos fornecidos especialmente para esta iniciativa, facilitada pelo aplicativo de mensagens”, complementou o supervisor do Cejusc, Marconi Araújo.
O usuário que teve o pedido de auxílio emergencial negado e deseja questionar os motivos junto à União pode entrar no site da JFPB (www.jfpb.jus.br) e procurar, no lado direito, o banner “Auxílio Emergencial” e clicar na opção "Reclamação Pré-Processual". Na página destinada ao assunto, encontram-se as devidas orientações para o registro do caso. Se não houver acordo, o questionamento pode ser judicializado.
Assessoria
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°