O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) determinou o adiamento da partida entre Palmeiras e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, marcada para domingo (27), às 16h, no Allianz Parque em São Paulo.
A decisão da Justiça foi tomada depois de o Sindicato dos Empregados em Clubes, Federações e Confederações Esportivas e Atletas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (Sindiclubes) entrar com ação pedindo o adiamento da partida para que os funcionários do clube pudessem cumprir período de quarentena.
No documento, o sindicato alega que 21 profissionais do clube estavam escalados para a partida, o que representa risco elevado de contágio pelo novo coronavírus uma vez que muitos deles estiveram no Equador, nesta semana.
Pelo menos 33 dos 55 funcionários do clube – entre atletas, técnicos e membros da comissão técnica – que viajaram ao Equador foram contaminados pela Covid-19. Na terça-feira, após impasse, o Flamengo enfrentou o Barcelona de Guayaquil pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores e venceu por 2 a 1.
Na decisão, o juiz do trabalho Filipe Olmo afirmou que concedeu a medida liminar determinando a suspensão do jogo “a fim de garantir a integridade física e a manutenção da saúde dos empregados do 2º réu (CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO)".
Ele fixou, ainda, uma multa de R$ 2.000.000,00 a ser revertida para instituições de saúde no combate a Covid-19, no caso de descumprimento da medida.
Essa é a segunda partida na Série A do Campeonato Brasileiro adiada por conta de surto do novo coronavírus entre atletas. Em 9 de agosto, na primeira rodada do campeonato, a partida entre Goiás e São Paulo foi suspensa após nove atletas do time do Centro-Oeste serem diagnosticados com Covid-19.
O clube goiano tentou inicialmente obter o adiamento da partida com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não obteve resposta. Diante disso, a direção recorreu ao STJD, que concedeu a decisão.
Nas demais divisões do Brasileirão, outros sete jogos foram adiados por causa da Covid-19. Foram quatro partidas na Série B, duas na Série C e uma na Série D.
Recurso negado pelo STJD
O Flamengo havia entrado com pedido de tutela de urgência no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na quinta-feira (24) para suspender o jogo. Os cariocas se consideram em desvantagem pela grande quantidade de desfalques em relação ao time alviverde.
Entretanto, o presidente do órgão, Otávio Noronha, indeferiu a solicitação na sexta-feira (25) alegando que, de acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o clube carioca ainda poderia inscrever mais seis atletas em condição de jogo para recompor seu elenco.
Noronha também argumentou que não procederia a argumentação de que o Flamengo não teria recursos para contratar seguranças, motoristas e afins “desprende-se totalmente da realidade ostentada pelo reconhecidamente mais abastado clube da atualidade no Brasil, o mais recente Campeão Nacional e das Américas”.
(Com informações de Henrique Andrade, da CNN, em São Paulo)
COPA PARAÍBA Nacional de Patos inicia planejamento para a Copa Paraíba 2026 e anunciará novidades nos próximos dias, confirma vice-presidente
COPA DO MUNDO Espanha anula 'quarteto estrelado', vence a França e volta a uma final de Copa do Mundo após 16 anos
BANIMENTO MPPB pede banimento definitivo das organizadas “Jovem” e “Fúria”, do Botafogo-PB
NO PÓDIO! Equipe patoense Cascão PabloForlanBJJ conquista sete medalhas em Grand Slam realizado em Fortaleza
SÉRIE C Botafogo-PB bate o Confiança, engata a quarta vitória consecutiva e segue no G-8 da Série C
SÉRIE D Treze passa pelo CRAC nos pênaltis e avança às oitavas de final da Série D do Brasileiro
AMISTOSO Corinthians marca com 'Cria do Terrão', mas defesa bobeia e equipe só empata em amistoso com Cascavel antes do Brasileirão
AMISTOSO Hulk marca o primeiro, Thiago Silva reestreia, e Fluminense vence o Bahia em amistoso antes da volta do Brasileirão
SÉRIE D Serra Branca fica no empate com o Uberlândia e se despede da Série D Mín. 20° Máx. 34°