Luiz Felipe Scolari é o novo técnico do Cruzeiro. Sem emprego desde que foi demitido do Palmeiras, em setembro de 2019, o experiente treinador de 71 anos se reuniu nesta quinta-feira (15) com a diretoria celeste e aceitou a proposta que havia recusado dias antes.
O contrato entre Felipão e Cruzeiro tem validade até dezembro de 2022. Caberá ao técnico o desafio de salvar o clube de uma campanha até aqui vexatória na Série B. A Raposa é a vice-lanterna, com 12 pontos, acima só do Oeste, com sete.
O treinador gaúcho, curiosamente, tinha rejeitado a primeira investida do Cruzeiro, após a demissão de Ney Franco. Além de Felipão, o presidente Sérgio Rodrigues recebeu respostas negativas de Lisca (América-MG), Umberto Louzer (Chapecoense) e Marcelo Chamusca (Cuiabá) até conseguir um "sim".
Será a segunda passagem de Felipão pelo Cruzeiro. Na primeira, entre 2000 e 2001, o técnico foi semifinalista da Copa João Havelange, equivalente ao Campeonato Brasileiro, e conquistou a Copa Sul-Minas.
Em maio, deixou o comando da equipe mineira para assumir a seleção brasileira, que levaria ao título da Copa do Mundo de 2002. Doze anos mais tarde, Scolari teve nova chance de dirigir o Brasil em um Mundial, mas ficou marcado pela derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal.
O último trabalho de Felipão foi o Palmeiras, entre 2018 e 2019. Juntos, técnico e clube conquistaram o Campeonato Brasileiro, mas encerraram a parceria após uma derrota por 3 a 0 para o Flamengo, de Jorge Jesus, em setembro de 2019.
Além desses dois times, Felipão também tem passagens marcantes por Criciúma, Grêmio, seleção de Portugal, Bunyodkor e Guangzhou Evergrande. Também dirigiu CSA, Juventude, Goiás, Al-Ahli e Chelsea.
ESPN.com.br
COPA PARAÍBA Esporte de Patos vê Copa Paraíba como laboratório para 2027 e mira vaga na Copa do Brasil
BRASILEIRÃO Vitória vence confronto direto no Barradão e mantém Grêmio colado no Z-4 do Brasileirão
EM PATOS Atleta patoense vence por nocaute no primeiro round e conquista cinturão no Jato Fight
COPA PARAÍBA Nacional de Patos pretende evitar nova montagem de elenco e manter pelo menos 80% do grupo para 2027
SÉRIE C Botafogo-PB é derrotado pelo Santa Cruz na 1ª rodada do quadrangular da Série C
BRASILEIRÃO Corinthians leva virada da 'lanterninha' Chapecoense e perde a 4ª seguida com Diniz no Brasileirão
BRASILEIRÃO Palmeiras tem Alexander Barboza expulso, fica no 0 a 0 com o Botafogo e vê Flamengo tomar liderança do Brasileirão
BRASILEIRÃO Sob temporal, Flamengo vence o Remo e 'seca' o Palmeiras para ser o novo líder do Brasileirão
BRASILEIRÃO Cruzeiro 'faz as pazes' após protesto da torcida, vence no Mineirão e acaba com sequência invicta do Athletico-PR no Brasileirão Mín. 21° Máx. 36°