
Foi encerrada na manhã desta terça-feira, 24 de setembro aqui em Patos, mais uma festa de Nossa Senhora da Guia, Padroeira da cidade.
De 14 a 24 deste mês, a cidade se transforma com parques de diversão que se multiplicam ao ar livre, com centenas de visitantes todas a noites, e uma programação religiosa que começa com uma grande carreata e termina com a descida da bandeira.
Na parte cultural muitas foram as apresentações no palco da festa, com estilos diferentes que agradaram bastante o público presente.
A cada noite um bingo era realizado com valiosos prêmios, como o de ontem, com premiação de 8 mil reais.
A programação de encerramento começou com a Missa solene, às 10h, com a participação de todo o clero diocesano (padres e diáconos), presidida por dom Eraldo Bispo da Silva.
Às 17h aconteceu a procissão com a imagem da padroeira diocesana, saindo da Catedral, percorrendo as ruas de Patos, com a presença de inúmeros devotos da Senhora da Guia.
Patosonline.com



Imagens: TV Sol
Veja o Artigo sobre a Festa escrito pelo jornalista e escritor Misael Nóbrega.
A FESTA DE SETEMBRO*
Nem bem adentrei à Solón de Lucena, antiga “Rua Grande” de meus pais, pude ver os parques de diversões que se instalam ali, por tradição; e, que hoje, seduz, também, as ruas adjacentes. É quando castelos se erguem no centro da cidade/mãe, materializando a alegria. O cenatório é de um grandioso sonho. Geringonças se amontoam sob a jura do melhor divertimento. Os brinquedos estão ficando mais modernos, e as crianças menos crianças.
Maçã do amor; cachorro-quente; barraca de tiros; algodões-doces; jogos de azar; balões infláveis; o sino da igreja, o pavilhão; as novenas; a procissão… Ela ainda estava lá. Não diria, acanhada; resignada, sim! Mas, talvez eu que estivesse diferente.
Paro no carrossel e não resisto à lembrança. Conservaria, ainda, a mesma mágica? E procurei, em cada menino que volteava ao redor do mundo, os rostos de minha infância: O “Parque Lima” era o playground de antigamente. Bichinhos artesanalmente construídos com o madeiro sagrado das idades perícias. E aqueles cavalinhos, que nem existem mais, levavam-nos para qualquer lugar, mesmo que fincados no eixo da resignação. Ainda, reminiscente, resgato da memória, o aviãozinho de latão… - Que sem luzes nem nada, conduzia-nos para fora da órbita, numa viagem imaginária. E, por fim, a roda-gigante, meio acanhada, é bem verdade, - mas que nos colocava acima das casas e isso bastava para entrever o futuro.
Despertei daquela nostalgia com os acordes da filarmônica 26 de julho. E antes de entrar na igreja para receber as bênçãos de Nossa Senhora da Guia, parei para ver a banda tocar… - como uma retreta de tudo que já foi dito. De 14 a 24 de todos os setembros, a então bicentenária “Festa da Guia”, acolhe devotos das paróquias vizinhas. É quando todos acorrem às suas rezas para a igreja Matriz, Catedral de nossos dias; e, cada novena, é oferecida à comunidade na forma da eucaristia. Ao final da noite, todos retornam para as suas casas, tocados pela Virgem Santíssima, porém, sem deixar de notar o pavilhão, que fica no coração da festa, e os bancos de azar. O religioso e o profano coexistem naquele ambiente: ora lúdico; ora litúrgico… - E as jogatinas se espalham pelo corredor desmedido, ignorando as orações.
Aprendi com o escritor de “A Bagaceira” que “Ninguém se perde no caminho da volta”. E o paraibano Jose Américo de Almeida, justifica: “porque voltar é uma forma de renascer”.A festa de setembro é também de renovação. Muito embora, não apenas espiritual, mas social. Compatrícios elegem no calendário anual aquela data na vida deles. E mesmo morando longe, retornam para os parentes e amigos, pautados na certeza do abraço e da fé. Ah! Festa de felicidade circular… - Feito esse brinquedo que agora vejo a encorajar os beijos adolescentes dos filhos e netos de minha geração.
Já estou quase do outro lado… - E o que já era um retrato esmaecido, vai ficando ainda mais no passado. Porém, o que seria de nós se não fosse o renovamento? Obrigado, festa de setembro! Se antes faltava coragem de olhar para trás, agora estou mais confiante por seguir em frente…
Misael Nóbrega de Sousa*
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°