Durante os desfiles do dia 7 de setembro um caso de agressão verbal contra agentes de trânsito foi registrado na Delegacia de Policia Civil de Patos, logo depois outro caso de desrespeito aconteceu envolvendo também agentes de trânsito. A agressão, segundo consta no boletim de ocorrência, teria sido praticada pelo policial civil identificado como Brandão contra o agente de trânsito Ivanilson Nunes dos Santos (foto) que exercia sua função para controlar o tráfego de veículos durante os desfiles.
O primeiro caso aconteceu logo após o filho do policial civil, que não teve seu nome revelado, adentrar com seu veículo em uma rua interditada para as atividades referentes ao desfile de 7 de setembro, o fato aconteceu na Rua 18 do Forte com Irinel Jóffily. O agente de trânsito pediu para o condutor retornar e foi ignorado. Logo após o agente efetuou a multa por transpor bloqueio viário e desobediência. Alguns minutos depois o pai do condutor, no caso o policial civil Brandão, retornou acompanhado do seu filho e proferiu palavras de baixo calão contra os agentes. O filho do policial civil chegou a falar: “Por isso que vocês andam levando tiros por aí”. Depois de bate boca entre os envolvidos o caso foi parar na delegacia sob os cuidados do delegado Elcenho Engel Leite. O policial civil Brandão, segundo Ivanilson, chegou a declarar também: “Que os agentes de trânsito não viessem na delegacia quando precisassem”.
Alexandre Nóbrega, superintendente de trânsito, ao tomar conhecimento do episódio procurou os agentes e se prontificou a levar o caso adiante. Disse que encaminhará ofício ao superintendente da delegacia civil para que o caso não fique sem as medidas administrativas e judiciais cabíveis diante da gravidade envolvendo autoridades de segurança pública.
O segundo caso aconteceu na Rua Leôncio Wanderley logo após o motorista da secretaria de educação de Patos que conduzia um ônibus escolar, num gesto de imprudência, passar por cima dos cones de interdição rompendo um bloqueio na referida rua e quase atropelar agentes de trânsito que estavam no local. Apesar dos apelos para que o mesmo parasse o ônibus os agentes não foram atendidos. A indisciplina do motorista foi tamanha que um dos cones foi arrastado por vários metros enganchado na carroceria do ônibus. Metros depois o motorista abandonou o transporte e evadiu-se do local. “Iremos procurar a Secretaria de Educação de Patos para que o motorista seja identificado e punido”, disse Antonio Coelho.
Os casos de perda de controle emocional no trânsito por condutores tem sido constante nos grandes centros urbanos e aos poucos tem chegado à cidade de Patos. Fatos não tão raros têm sido notificados quase que diariamente pelas autoridades policias e por servidores públicos do trânsito.
Jozivan Antero-patosonline.com
Mín. 21° Máx. 33°