Segunda, 05 de Maio de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Banner Chacara Canaa
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Política Politica

Hugo Motta quer acabar com insalubridade para limpeza de banheiros de hotéis

07/07/2015 às 15h39
Por: PATOS ONLINE Fonte: OUÇA entrevista com José Gonçalves:
Compartilhe:

O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) (foto ao lado de representantes de hotéis), apresentou, esta semana, à Câmara dos Deputados o projeto de lei nº 2118/2015 que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O projeto determina a adoção de uma norma que impede a cobrança de adicional de insalubridade por parte daqueles que trabalham com a higiene sanitária de estabelecimentos de frequência coletiva, como bares, restaurantes e hotéis.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
A iniciativa partiu de uma demanda da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), juntamente com Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de João Pessoa (SHRBS-JP), em defesa dos estabelecimentos que representa. As entidades alegam que estaria, sofrendo com a insegurança jurídica criada no ano passado pela súmula 448 do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
 
A súmula equipara a limpeza de áreas coletivas com as públicas. “Assim, o projeto visa"" demonstrar a diferença entre as limpezas de forma inequívoca, equiparando somente a limpeza de área pública com limpeza urbana, determinando de forma categórica que a limpeza de área coletiva, não tem incidência de insalubridade, trazendo segurança jurídica para o segmento de hospedagem e alimentação fora do lar. Estamos em um período de crise econômica e o turismo é uma atividade que tem potencial para alavancar a nossa economia. Porém, precisamos trabalhar para proteger o segmento de prejuízos com tributação e cobranças injustas. O projeto de lei é de grande valia. Agora é trabalhar pela aprovação e sanção”, declarou o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio. 
 
O teor do projeto determina que seja acrescentado um parágrafo ao artigo 189 da CLT com o seguinte conteúdo: “A higienização e a coleta de lixo, realizadas em instalações sanitárias destinadas ao uso interno ou coletivo não gera o pagamento de adicional de insalubridade por não se confundir com a coleta de lixo urbano e nem com a higienização e coleta de lixo em instalações sanitárias de locais públicos de uso comum do povo ou comunal”.

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), José Gonçalves, criticou o deputado Hugo Motta. De acordo com Gonçalves, o projeto do deputado é lamentável, pois retira direitos trabalhistas que foram conquistados há bastante tempo. O presidente da CTB disse que haverá campanha contra o projeto que prejudica diretamente os trabalhadores do setor que já ganham muito pouco.


Parlamento PB
Edição: Jozivan Antero

 

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

 

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

OUÇA entrevista com José Gonçalves:

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Ter 36°C 22°C
Qua 36°C 19°C
Qui 36°C 20°C
Sex 36°C 20°C
Sáb 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras