Dinaldinho cobra atitude e mais investimentos do Governo no combate à violência
01/10/2015 às 18h02
Por: PATOS ONLINEFonte: Assessoria
Compartilhe:
O deputado estadual Dinaldinho Wanderley (PSDB) cobrou, nesta quinta-feira (1º) na Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALPB), uma atitude enérgica e urgente por parte do Governo do Estado para combater o aumento da violência na Paraíba. O parlamentar expor os números divulgados na quarta-feira pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontando João Pessoa como a 5ª Capital com maior número de assassinados, enquanto o número de investimentos no setor foi reduzido.
“Perdemos o direito de ir e vir. Estamos presos dentro das nossas casas. Todos os dias somos surpreendidos com notícias ou até presenciamos casos de assassinatos, latrocínio, estupros, roubos, agressões. Isso quando nós mesmos não somos as vítimas desses casos de violência”, destacou.
Segundo o parlamentar, nos últimos dias as notícias são as piores possíveis. Um empresário assassinado dentro do seu posto de combustível, bandido jogando bomba dentro de delegacia, mulheres sendo assassinadas, policial sendo alvo de tentativa de assassinato, homem sendo morto em frente a família e idoso sendo morto e torturado por conta de dinheiro de aposentadoria.
Anuário de Segurança Pública – Nesta quarta-feira(30), foi divulgada a 9ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, avaliando a violência nas capitais brasileiras e João Pessoa acabou se destacando de maneira negativa nesse ranking. A capital paraibana ficou em 5º lugar entre as cidades com maior número de mortes a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Fortaleza, Maceió, São Luiz e Natal. Em 2014, a Paraíba registrou 481 crimes.
De acordo com Dinaldinho, outro crime que vem crescendo no Estado é em relação as agências bancárias. Dados do Mapa da Violência mostra que a Paraíba teve 108 casos de violência contra bancos neste ano, até o dia 29 de setembro. Nos últimos cinco anos foram 488 ocorrências.
“Aqui virou terra sem lei, pois a polícia não tem estrutura de trabalho e os bandidos tem melhor armamento e veículos mais potentes. É preciso mais investimento por parte do Governo do Estado”, disse o deputado.
Investimento próximo a zero – O Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra ainda que em relação aos gastos por cidadão com segurança pública, o Piauí, Mato Grosso e a Paraíba estão entre os Estados cujo investimento caiu ou ficou próximo de zero. Segundo o documento, no ano passado foi investido apenas R$ 861 milhões em segurança para policiamento, defesa civil, informação e inteligência.
“A gestão tem que investir em segurança contratando mais policiais e fornecendo estrutura de trabalho adequada. Temos hoje mais de 800 concursados da Polícia Militar prontos para defender o cidadão paraibano e o Governo não os nomeia. Quero aqui apelar ao governador Ricardo Coutinho que tenha piedade dos paraibanos, que não suportam mais sair de casa com medo de não voltar”, desabafou Dinaldinho.
Assessoria
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.