Domingo, 04 de Maio de 2025
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Banner Dra Joyce
Banner JC Motos
Política Politica

TCE suspende dois pregões da Prefeitura de Patos por falhas

10/03/2017 às 19h52
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte - CLICKPB
Compartilhe:

Dois pregões eletrônicos que a Prefeitura de Patos pretendia realizar nesta sexta-feira (10) foram suspensos pelo conselheiro Fábio Nogueira, do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). A suspensão cautelar atingiu dois de sete pregões, sendo que um deles serviria à aquisição de oxigênio medicinal e, o outro, à de combustíveis.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A auditoria do TCE apontou falhas na elaboração de ambos os documentos, falta de transparência na definição de quantidades a serem adquiridas e pesquisas de preços com empresas inaptas ao fornecimento dos produtos requeridos.

“Inexistem, nos documentos apresentados, quaisquer indicadores que justifiquem os quantitativos em licitação”, anotou a Auditoria em referência ao Pregão Presencial nº 003/2017 atinente aos combustíveis.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Eles observaram, em um dos itens do Edital, exigência quanto à boa situação financeira e patrimonial do potencial fornecedor, “sem especificar os valores mínimos indicativos desta boa situação”. A omissão, entendem, “torna subjetiva a avaliação pretendida”. Além disso, a pesquisa “limitou-se a indicar o preço médio da Agência Nacional do Petróleo, e não os percentuais de desconto a serem aplicados com base nos preços médios”.

O edital do Pregão nº 004/2017, destinado à aquisição de oxigênio medicinal “para suprir as necessidades das unidades de atendimento vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde”, também não traz justificativa para o volume pretendido pela Prefeitura.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Neste caso, os auditores ainda observaram preços cotados junto à Gipagel Auto Peças Ltda., empresa que tem como atividade principal “o varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores”. O mesmo ocorreu com outra fonte da pesquisa de preços realizada pela Prefeitura, a empresa Osmenon Alves Teixeira, do mesmo ramo varejista.

Outra cotação para o oxigênio medicinal foi obtida com a firma Alexsandro Santos da Silva, “cuja atividade econômica é a fabricação de gases industriais”, segundo levantamento da Auditoria.

Além de determinar a suspensão de ambos os pregões, por medida cautelar, o conselheiro Fábio Nogueira assinou o prazo de 15 dias ao prefeito Dinaldo Medeiros Wanderley Filho “para apresentação das devidas justificativas técnicas, ou correção dos pontos impugnados, fazendo prova da devida retificação, em consonância com a manifestação da Auditoria”.

 

Fonte - CLICKPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Seg 36°C 19°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 20°C
Qui 34°C 20°C
Sex 36°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras