Sexta, 16 de Maio de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Política Politica

Baixa arrecadação, questão previdenciário, renúncia de receita, despesas com assessorias, estão na lista dos alertas do TCE ao Prefeito de Patos

30/09/2018 às 02h13
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

O Município de Patos no Sertão da Paraíba pelo que apontam os Órgãos fiscalizadores passa por um problema muito sério no que tange a Gestão Pública.

Dinaldo Wanderley Filho, médico, ex-deputado estadual, terminou afastado de sua administração, 1 ano e 8 meses depois que assumiu a Prefeitura de Patos no dia 1º de janeiro de 2017, acusado de Improbidade Administrativa, e enriquecimento ilícito.

Entretanto, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, emitiu nesta sexta-feira (28) alerta no sentido de que adotem medidas de prevenção ou correção na atual Gestão que apresenta várias irregularidades que podem comprometer administração municipal.

O Acompanhamento de Gestão, adverte, e cita o prefeito afastado, Dinaldinho Wanderley sobre a baixa arrecadação, no período de janeiro a junho de 2018, de receitas decorrentes de compensação previdenciária entre o RGPS (Regime Geral de Previdência Social) e o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), o que pode caracterizar renúncia de receita, caso o RPPS disponha de beneficiários com tempo de serviço/contribuição prestado junto ao RGPS.

Realização de despesas com assessorias administrativas e/ou judiciais, relativas a serviços que, de acordo com o Parecer Normativo PN TC nº 00016/17, “em regra, devem ser realizados por servidores púbicos efetivos, somente podendo ser contratados diretamente com pessoas ou sociedades, excepcionalmente, quando atendidas todas as normas previstas na lei específica que disciplina as licitações e os contratos administrativos (Lei Nacional n.º 8.666/1993)”.

Os investimentos não atendem os limites estabelecidos na Resolução CMN nº 3.922/10, com as alterações trazidas pela Resolução CMN nº 4.604/17. Redução no quantitativo de servidores efetivos ativos para cada beneficiário do regime (inativos e pensionistas) entre dezembro/2017 e junho/2018, destacando-se que, caso essa tendência continue a ser verificada nos próximos exercícios, o ente federativo poderá, no futuro, vir a ser chamado a complementar ou mesmo arcar com o pagamento dos benefícios previdenciários que seriam de responsabilidade do RPPS, diante da redução do número de financiadores do regime previdenciário.

Ausência de encaminhamento, a esta Corte de Contas, de processos de aposentadoria e pensão por morte, descumprindo o artigo 2º da Resolução Normativa RN TC nº 05/2016. Ente federativo irregular junto à Secretaria da Previdência Social, vez que possui CRP obtido judicialmente. 

Em virtude da não comprovação de a) elaboração de Avaliação Atuarial de 2018; e b) da elaboração da Política de Investimentos para o exercício de 2018; fica prejudicada a verificação 1) do valor do Déficit ou do Superávit atuarial e de implementação de plano de amortização (artigo 1º, inciso I da Lei Federal nº 9.717/98, bem como o caput do artigo 40 da Constituição Federal) (item 4.1); 2) da compatibilidade entre as alíquotas de contribuição previdenciária (do segurado e/ou patronal - custo normal e/ou patronal - custo suplementar) vigentes no mês de referência e as sugeridas em cálculo atuarial do exercício de 2018 (caput do artigo 40 da Constituição Federal) (item 4.2); 3) de se Política de Investimentos do RPPS referente ao exercício de 2018 foi discutida e aprovada por órgão deliberativo, em observância ao artigo 5º da Resolução CMN nº 3.922/10 (item 5); e 4) de se investimentos atendem a limites estabelecidos em Política de Investimentos do exercício de 2018 aprovada por conselho deliberativo (item 6.2), conforme relatório de acompanhamento encontrado nas pág. 2179-2196.

Os alertas do TCE/PB embora sejam direcionados ao Prefeito asfaltado, Dinaldinho Wanderley, recaem sobre tudo ao vice-prefeito, Bonifácio Rocha (PPS), prefeito interino que deverá adotar todas as providências administravas possíveis para sanar as questões apostatadas pelo Órgão Fiscalizador.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

 

Continua após a publicidade
Banner JC Motos
FONTE: Repórter PB

 

Continua após a publicidade
Banner JC Motos
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h12 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Sáb 35°C 22°C
Dom 35°C 20°C
Seg 32°C 22°C
Ter 29°C 22°C
Qua 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras