
Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos, na quinta-feira (24), o vereador Rafael Policial (União) levantou uma grave preocupação sobre a atual situação hídrica da cidade. De acordo com dados apresentados pelo parlamentar, os principais mananciais que abastecem o município estão operando com níveis alarmantemente baixos, o que pode levar à adoção de um rígido racionamento de água nos próximos meses, caso o cenário de estiagem persista.
Segundo Rafael, em consulta à AESA, constatou que a Barragem da Farinha, com capacidade de aproximadamente 25 milhões de metros cúbicos, está atualmente com apenas 13,13% de sua capacidade. O Açude do Jatobá apresenta 24,84% de volume útil, dos seus 17 milhões de metros cúbicos. Já a Barragem da Capoeira, principal fonte de abastecimento da cidade, conta com apenas 10,43% de sua capacidade, que é de 53 milhões.
“Tem gente tratando isso como brincadeira, mas é uma situação muito séria. Se não voltar a chover nos próximos três ou quatro meses, Patos vai passar por um forte racionamento de água”, alertou o vereador.
Ainda de acordo com os dados, o Complexo Coremas-Mãe d’Água, que tem capacidade de um bilhão de metros cúbicos e abastece não apenas Patos, mas boa parte do Alto Sertão paraibano, está com cerca de 39% da capacidade total.
TRÂNSITO STTRANS amplia serviços online e facilita atendimento ao cidadão patoense
Calor Patos começa a enfrentar início da temporada de calor intenso e baixa umidade
AGRICULTURA Secretaria de Agricultura de Patos informa início das inscrições do Garantia Safra 2026/2027
Hospital Regional Hospital Regional registra 279 atendimentos e 21 cirurgias durante plantão do fim de semana em Patos
ESPORTE Projeto Ação Educar, de Matureia, conquista nove medalhas na Copa Sertão de Jiu-Jitsu em Patos
ASSISTÊNCIA SOCIAL Primeira semana da Festa de Nossa Senhora da Guia tem ações de combate ao trabalho infantil
TRABALHADORES Trabalhadores relatam pagamentos pendentes após serviços no Residencial São Sebastião, em Patos; construtora se manifesta e afirma ter valores a receber
MEIO AMBIENTE Em comemoração ao Dia da Árvore, Patos ganha mini bosque na Alça Sudeste
ECONOMIA Procon/Patos divulga nova pesquisa de preços em frigoríficos e granjas do município
Mín. 21° Máx. 37°