Uma audiência pública que debateu a situação hídrica da barragem de Capoeira, que abastece o município, ocorreu na sede da Câmara municipal de Santa Terezinha às 16h desta quinta-feira (28), contou com a presença dos nove vereadores, a prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB) os representantes da Cagepa do Regional das Espinharas, do gerente e engenheiro Alan Oliveira e o subgerente, o engenheiro Pedro Matos, do coordenador local da Cagepa, Jacó Dias e alguns poucos populares.
O vereador Francisco Bezerra (PSB) fez explanação inicial relatando a situação do manancial, disse que esteve hoje no manancial e que a realidade é complicada. Sugeriu aos responsáveis da Cagepa que façam algo antes que a cidade seja abastecida por carros-pipa. Caso contrário, vai ao Ministério Público.
O gerente Alan fez uma explicação técnica e afirmou que baseado nos estudos feitos pela Cagepa, o manancial tem condição de abastecer a cidade até dezembro de 2019, caso não haja recarga hídrica. Parabenizou a iniciativa dos vereadores, da prefeita e da população.
“É louvável a iniciativa de todos os poderes do município quanto à situação do manancial Capoeira. A Cagepa é consciente da situação que é critica de Capoeira, mas estamos tomando todas as providências necessárias para alongar o abastecimento de água de Santa Terezinha até dezembro de 2019, caso não chova, mas vamos torce e rezar para que chova. Estamos fazendo políticas de gerenciamento dessa água que dispomos para abastecer Santa Terezinha, São José do Bonfim e Patos. Já estalamos um sistema flutuante, caso não chova, onde haverá uma redução de 190 m³ por hora, atual vazão para 150 m³. Tranquilizo a população de Santa Terezinha, o que for possível será feito pela Cagepa”, conclui o gerente Alan.
O subgerente da Cagepa, Pedro Matos, disse que acredita nos dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) e afirmou que deve se olhar e pensar o sistema de abastecimento como macro e não de forma individual, mas garantiu que a Cagepa já está trabalhando de forma silenciosa e que todos os estudos serão feitos para amenizar essa situação, para tranquilizar os cidadãos Santerezinhenses.
A prefeita Terezinha de Zé Afonso afirmou que concorda com a preocupação dos vereadores e está disposta a fazer o possível para ajudar aos munícipes. Por fim, disse que sai mais tranquila da audiência com a explicação dos técnicos da Cagepa.
O presidente da Câmara, Salomão Cordeiro (PP), avaliou como positiva a reunião, após ouvir os técnicos da Cagepa, haja vista que já estão trabalhando de forma silenciosa em um racionamento e o monitoramento é constante. Contudo o que vai resolver mesmo a situação é Deus mandando chuva. Por fim lembrou a mobilização, pois todos os vereadores marcaram presença em defesa dessa causa.
O vereador Edcarlos Soares (DEM) se acostou ao pronunciamento de Francisco. Questionou os dados da AESA. Segundo ele, não é certo, pois estão defasados, são 27 dias sem medição. Disse que se não chover a água não dá nem para outubro.
Vereador Lila (PSB) pediu que o povo tenha fé em Deus, e que tudo será resolvido, pois ainda falta o mês de abril para chover. A vereadora Célia Nicacio lembrou a importância dos esclarecimentos do pessoal da Cagepa e destacou a conscientização nas escolas do município sobre o tema.
O parlamentar Zé Nilton (PR) disse que a situação é calamitosa e algo deve ser feito o quanto antes, pois Patos tem outras opções, já Santa Terezinha só tem Capoeira.
Vereadora Lidianny (PSDB) se acostou a fala de Francisco, pois viu de perto a realidade. “Não é justo Santa Terezinha ficar sem água”. Já Pedro Sopa (PSDB) disse estar preocupado com a situação do manancial, com menos de 4% para abastecer várias cidades.
O vereador Menon (PROS) discordou com veemência dos dados apresentados, segundo ele, não bate com a realidade, afirmou que conhece como poucos o Capoeira, pois nasceu na região e disse que o açude está muito aterrado.
Nas considerações finais, o ator da propositura, Francisco Bezerra, solicitou que daqui a 30 dias se faça uma nova audiência com o pessoal da AESA para verificar se de fato os dados do açude estão certos. Todos pediram conscientização da população para não desperdiçarem água à toa.
Fonte - Blog do Jordan Bezerra
Campanha solidária Família realiza vaquinha solidária para ajudar agricultor de Santa Terezinha em cirurgia
Atualização rural Produtores rurais de Santa Terezinha participam de reunião sobre a nova atualização obrigatória de Rebanhos
VALORIZAÇÃO Servidores do Município de Santa Terezinha concluem o Curso Técnico em ACS e ACE
Novembro Azul Novembro Azul: Prefeitura de Santa Terezinha realiza Mutirão de Exames PSA
Sessão ordinária Vereador Dr. Moizés Segundo destaca ações em saúde, cidadania e infraestrutura durante sessão na Câmara de Santa Terezinha
Novembro Azul Santa Terezinha realiza ação do Novembro Azul com coleta de exame PSA gratuito para homens
Outubro Rosa Santa Terezinha promove ação do Outubro Rosa com serviços gratuitos para mulheres
Palestra Outubro Rosa: palestra com o médico Thiago Pereira reforça cuidados com a saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama em Santa Terezinha-PB
Atuação parlamentar Vereador Dr. Moizés Segundo destaca ações e projetos em benefício da população durante sessão na Câmara de Santa Terezinha
Mín. 22° Máx. 36°