
Com a chegada das vacinas ao estado da Paraíba, e o consequente repasse da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Prefeitura Municipal de Quixaba começará, sob orientação da SES e dos Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), a vacinar os profissionais que estão em contato com pacientes suspeitos de COVID-19 nesta quinta-feira (21).
Quixaba recebeu 22 doses da vacina nessa primeira remessa, de um total de 92.960 recebidas pelo Estado. A imunização ocorrerá na Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro, a partir das 09h. Em 28 dias, os mesmos profissionais receberão a segunda dose do imunizante.
Em decorrência das poucas doses recebidas, idosos – a partir dos 75 anos de idade – e pacientes com comorbidades, que também integram o grupo prioritário, não serão vacinados neste momento. De acordo com o secretário de Saúde, Davi Nunes, a ausência de um ingrediente na fabricação das vacinas autorizadas no País é o motivo do pequeno quantitativo disponibilizado, até então, para os estados brasileiros.
“Infelizmente, está faltando o Ingrediente Farmacêutico Ativo, conhecido como IFA, fabricado na China, e que é utilizado na fabricação da Coronavac e da vacina de Oxford, ambas aprovadas pela Anvisa no País. Esse é o real motivo do atraso no início de outros grupos prioritários. Mas, em breve, com a maior disponibilidade de imunizantes para nosso Município, e haverá, todas as pessoas que integram esses grupos serão devidamente vacinadas”, ressaltou Davi.
Desde o início da pandemia, 45 pessoas foram infectadas pelo Coronavírus em Quixaba. Dessas, 42 se recuperaram, e duas vieram a óbito. Até então, 232 casos suspeitos foram descartados por meio de testagem rápida no Centro COVID do Município.
ATENÇÃO: fica impedido de tomar a vacina quem estiver apresentando sintomas do Coronavírus, estiver com febre, gestantes e puérperas.Abaixo, para maiores esclarecimentos sobre a vacinação, estão disponíveis a nota técnica conjunta da SES e COSEMS-PB sobre as orientações da campanha de vacinação, e o plano da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19, emitido pela SES.Nota Técnica Conjunta SES-COSEMS.pdfCampanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19.pdf
Assessoria
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°