Em entrevista a imprensa nesta quarta-feira (14), o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros comentou que cerca de 235 mil vacinas contra Covid-19 guardadas para aplicação da segunda dose podem ser remanejadas para quem ainda não foi imunizado na Paraíba. Geraldo Medeiros destaca que a modificação deve ocorrer após reunião com secretários de municípios paraibanos. O secretário também comentou que é contra a decisão de alguns estados de antecipar de três meses para dois meses a aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca contra a covid.
Com a previsão de chegada de 75 mil novas doses da AstraZeneca até o fim desta semana, Medeiros defendeu que imunizantes saiam do estoque da Secretaria de Estado da Saúde e sejam encaminhados para primeira dose de paraibanos que não tenham sido vacinados. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deve acatar a medida para efetivação da distribuição dos imunizantes. Até essa terça-feira (13), cerca de 14% da população paraibana concluiu o ciclo de vacinação contra a Covid-19. A campanha de imunização para o controle da pandemia foi iniciada em janeiro deste ano.
Geraldo também opinou sobre a decisão de antecipar de três meses para dois meses a aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca contra a covid, aplicada por alguns estados. Ele disse que essa decisão cabe a CIDE que é o conselho dos secretários municipais da Paraíba, mas desde já é contrário a essa antecipação. “Isso reduz a proteção contra casos graves da doença.”
Fonte: PB Agora
Mín. 22° Máx. 37°