
Não há mais como esconder que facções criminosas que atuam na cidade de Patos estão em luta travada com muito derramamento de sangue, e pelo visto, para vingar mortes de membros que teriam sido ‘apagados’ por rivais nos últimos dias. Este é a principal linha de investigação das polícias que trabalham de forma alucinante para devolver a paz aos patoenses que estão assustados e com medo de saírem de casa.
As principais facções envolvidas, até onde se sabe, seriam a Nova Okaida que teria declarado luta armada contra as facções Estados e PCC – ramificação Patos.
Pelas redes sociais, os marginais fazem questão de mostrarem o poderio bélico como forma de amedrontar os rivais, bem como de promover ameaças não só aos inimigos, mas aos cidadãos de bem que moram nas áreas onde a guerra é realizada.



Armas de grosso calibre estão sendo expostas como forma dos bandidos mostrarem suas forças.
Recados expressos foram postados no Instagram: “Atenção: moradores do Bairro Mutirão, Jatobá, Monte Castelo e Alto! A guerra começou agora, evitem tá em meio de rua porque vai continuar sendo derramado sangue de EUA e PCC! Enquanto tiverem derramando sangue de irmãos da gente, Patos não terá paz! E até ser cobrado morte de um irmão!”.

Por anos, duas facções brigavam na cidade por território. Estados Unidos e Okaida, duas facções que tem ligações com outras facções maiores sempre buscaram marcar território, e com a ameaça de invasão, sempre declaram guerra entre si.
Ocorre que agora a cidade pode estar sob a tentativa de domínio de mais uma facção: a Nova Okaida.

Nossa reportagem recebeu informações que a guerra agora por território envolve uma facção que surgiu da dissidência de outra. A Nova Okaida que teria sido criada por criminosos que brigaram com a Okaida e estão provocando o derramamento de sangue em luta por território principalmente em bairros da Zona Sul como – Monte Castelo, Conjunto dos Sapateiros, Jatobá, Mutirão e Alto da Tubiba.
A onda de violência já foi responsável pelo início de ano mais violento dos últimos anos com registro de cinco tentativas de homicídio e três assassinatos em quatro dias.

A polícia ainda não confirmou se todas as mortes e tentativas têm ligações e se fazem parte da guerra entre facções.
No entanto, nossa reportagem teve acesso a um vídeo que mostra jovens comemorando a passagem de ano na Vila Teimosa, Zona Oeste, e atirando para o alto fazendo ameaças e marcando território.Tocador de vídeo00:0000:15
Em um dos crimes ocorridos neste domingo, moradores do Monte Castelo relataram que bandidos que trafegavam em um veículo gritavam para cidadãos que estavam nas calçadas: “Não fiquem no meio da rua!”. A ameaça velada foi clara e direta.
Delegado admite guerra de facções em Patos e diz que polícia vai prender os responsávei
O delegado de Homicídios da Polícia Civil de Patos, Renato Leite, admitiu que vem ocorrendo no município desde o dia 30 de dezembro de 2021 uma onda de violência e as investigações apontam para guerra entre facções.
Entretanto, Renato disse que a polícia não pode descartar outras possibilidades, e que a Polícia Civil segue buscando novas informações e investigando a fundo se há alguma correlação entre os crimes registrados.

“No fim do ano de 2021 e no início de 2022 ocorreram alguns crimes em Patos, e isso não é corriqueiro, é pontual. A polícia ainda trabalha com dados iniciais, mas as investigações estão em andamento. Uma das linhas de investigação é que estes crimes estejam relacionados com suposta guerra de facção. As informações ainda estão sendo coletadas, mas esperamos em breve dar uma resposta à sociedade, bem como trazer a elucidação de todos esses crimes”, apontou Renato.
Comandante da PM promete resposta das forças de segurança contra onda de crimes letais em Patos
A onda de crimes letais acompanhada de banho de sangue na cidade de Patos nos últimos não deverá ficar impunes. É o que garante o comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR II) de Patos e Região, coronel Francisco Campos.
Campos disse que as Forças de Segurança, as polícias Civil e Militar, estão empenhadas em dá uma resposta à sociedade e coibir novos eventos.

De acordo com o coronel, as polícias já estão empenhadas em identificar e prender os responsáveis.
Campos reforça ainda que as forças policiais estão constantemente empenhadas em proteger os cidadãos e para dar uma resposta positiva à sociedade.
Ele pediu que qualquer cidadão que tiver informações sobre os crimes que liguem para as polícias. Polícia Militar (190) e Disque-Denúncia da Civil (197).
Moeda falsa Polícia Federal deflagra Operação Lumen II em Campina Grande contra suspeita de compra de moedas falsas
Violência doméstica Ministério Público recomenda que Justiça negue pedido de habeas corpus a cantor preso por violência doméstica
Mandado de prisão Polícia Militar cumpre dois mandados de prisão durante ações em Patos
Rescue 20 Polícia Federal deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantil em Patos
Leilão de veículos PRF na Paraíba realiza leilão eletrônico com mais de mil veículos no dia 26 de fevereiro
Tragédia Ônibus com romeiros que retornava de Juazeiro do Norte capota e 16 pessoas morrem no interior de Alagoas
Ações Policiais PRF na Paraíba tira de circulação motocicleta clonada, 1 kg de entorpecente e flagra carga irregular de cigarros
Tráfico de drogas Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Boa Ventura
Moto recuperada ROTAM recupera motocicleta com registro de roubo no Centro de Patos Mín. 25° Máx. 34°