
Em programas de rádio, o vereador Josmá Oliveira (Patriota) afirmou que uma criança faleceu no Hospital Infantil Noaldo Leite, nesta quinta-feira, por falta de um medicamento conhecido por Imunoglobulina, que é utilizado para casos de dengue hemorrágica. Segundo o vereador, a família teria procurado ele para denunciar que esse medicamento estava em falta no referido hospital.
Josmá disse então que na última terça-feira (12), no uso da tribuna em sessão na Câmara, cobrou da gestão de saúde a aquisição em caráter de urgência. Ele informou que a criança não resistiu por falta desse medicamento, que não teria chegado no prazo adequado.
“Eu tinha recebido a cobrança de uns familiares de uma criança, que estava internada no Hospital Infantil, mas ela faleceu hoje, estava na área vermelha. Havia a cobrança do medicamento, a gente denunciou, cobrou mas parece que não foi resolvido, e lamentavelmente, mais uma criança perde a vida por falta de medicamentos em Patos. E hoje eu recebi mais informações de outras pessoas que têm crianças internadas no hospital e que reclamam da falta de outros medicamentos. Isso não é brincadeira, não é normal, estamos falando de saúde. São seis ou sete crianças que morreram naquela casa de saúde. Nos vamos juntar papelada para entrar com ações no Ministério Público, porque isso é muito perigoso”, argumentou o vereador.
Sobre a denúncia do vereador o Hospital Infantil se pronunciou em Nota. Veja:
NOTA
A criança NFAA, 9 meses, deu entrada no Hospital Infantil Noaldo Leite, localizado na cidade de Patos, onde recebeu os cuidados da clínica médica. Já no Dia 11, a criança apresentou piora de seu quadro clínico e foi transferida para a Unidade de Cuidados Intensivos, onde infelizmente foi a óbito na manhã do dia 14/04 com diagnóstico de dengue grave.
A Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Infantil Noaldo Leite lamentam o fato de parlamentares, eleitos para defender os interesses da população, utilizarem-se de seus mandatos para espalhar desinformação sobre saúde pública e explorar politicamente a morte de uma criança de apenas 9 meses, ferindo o Estatuto da Criança e do Adolescente. A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt, que pode evoluir em sua forma grave e levar a morte e a melhor forma de prevenção é evitando o mosquito, que se prolifera em água parada. A Imunoglobulina que o vereador exige e, de forma leviana, denuncia o hospital de ter negado à paciente não faz parte do protocolo para tratamento da doença. Não houve ocorrência de óbitos por dengue nesta unidade nos últimos anos.
À família, prestamos mais uma vez a nossa solidariedade.
Paraíba, 14 de abril de 2022
Patosonline.com
Pesquisa de preços Procon/Patos divulga pesquisa de preços de material escolar
Luto Empresário Ciel Fernandes, sócio da Casa de Carnes Araújo, morre aos 34 anos em Patos
Previsão Chuvas isoladas em Patos devem ocorrer entre os dias 23 e 24 de janeiro, segundo o meteorologista Mário Leitão
Retirada de árvore SEMADS realiza retirada preventiva de árvore com risco iminente no Centro de Patos
EDUCAÇÃO Governo da Paraíba cria escolas estaduais para reeducandos nas penitenciárias de Patos e Guarabira
Desaparecida Donos estão à procura de cadelinha desaparecida no bairro Novo Horizonte, em Patos-PB
Avanços em saúde Diretor técnico do Hospital Regional de Patos explica procedimentos no serviço de hemodinâmica
Maus-Tratos Égua ferida é resgatada no bairro Liberdade em ação da Polícia Ambiental e Prefeitura de Patos
Ensino Superior UNIFIP divulga cursos com descontos de até 60% para novos estudantes Mín. 24° Máx. 37°