
José Cassimiro Júnior, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE PB falou para a reportagem da Rádio Espinharas nesta terça-feira (10), e na oportunidade repassou detalhes sobre o aplicativo “PARDAL”, que segundo ele é fácil de baixar em qualquer smartphone, sendo capaz de transformar os 3 milhões de eleitores paraibanos em fiscais.
Uma vez instalado no celular, o aplicativo permite que qualquer eleitor possa fazer registros fotográficos ou vídeos de qualquer situação suspeita de candidatos ou partidos eleitorais, a exemplo da compra de votos ou manifestações ilegais, além de outras condutas que ferem as normas do TRE.
O material do eleitor deve ser enviado para o Ministério Público, que consequentemente vai investigar. Havendo indícios de autoria e materialidade, o MP vai impetrar ação judicial junto a justiça eleitoral para que o infrator seja punido.
O secretário acredita que dessa forma é possível haver uma fiscalização ainda maior, tendo em vista que os eleitores terão essa ferramenta em mãos.
O uso do aplicativo, segundo relatou Cassimiro, ainda possibilita equilibrar as campanhas eleitorais. Vale ressaltar que a denúncia deve ser feita por meio do CPF do denunciante, até para evitar possíveis situações falsas ou inexistentes, como citou. Porém, o denunciante terá sua identidade preservada pelo órgão fiscalizador.
Ouça mais detalhes no áudio que segue.
Matéria por Patosonline.com
Áudio de Higo de Figueiredo – Rádio Espinharas
Prefeitura Presente Prefeitura de Teixeira leva serviços e lança programas de saúde no bairro Pedra do Galo
Cenário Decisão de Adriano Galdino deixa a Paraíba com quatro pré-candidatos ao Palácio da Redenção
Agenda política Nabor e Lucas prestigiam encerramento da 1ª ExpoPatos e chegada do Papai Noel
Eleições 2026 Discussão sobre vaga de vice na chapa com Lucas Ribeiro ficará para 2026, afirma Adriano Galdino
Emancipação Política Salgadinho confirma programação da festa pelos 64 anos de Emancipação Política com Seu Desejo, Michelle Andrade e muito mais
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos
Suspensão TJPB suspende lei que autorizava entrada de alimentos em cinemas e shows na Paraíba
Coação STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação Mín. 21° Máx. 36°