Desde a última segunda-feira, dia 9 de maio, os estudantes da Escola Estadual Técnica de Condado, ECIT Dr. Trajano Pires da Nóbrega, iniciaram uma série de manifestações em prol da resolução de vários problemas graves que existem no prédio da escola, entre eles a falta de energia elétrica há pelo menos dois anos.
Na manhã desta quarta-feira, dia 11, os alunos voltaram às ruas da cidade, com cartazes e gritos de ordem, em protesto contra o que chamam de ‘negligência’ por parte da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, que há mais de três meses promete resolver os problemas listados pelos alunos, mas até o momento não apresentaram soluções concretas.
Desde que as aulas da Paraíba voltaram à modalidade presencial, após o Decreto do Estado, os alunos de Condado não puderam assistir aulas na escola, porque a energia elétrica foi cortada e até agora não foi restabelecida. Segundo uma representante do Grêmio, que preferiu não se identificar, os alunos não aguentam permanecer com aulas on-line e querem voltar à modalidade presencial, como nas demais escolas.
“Após voltarmos em um período, que é das 7h da manhã às 10h15, muitos outros alunos acabaram pontuando diversos problemas presentes, o que de certa forma nos incomoda. Porém, o mais agravante no momento é a falta de energia, o que está impossibilitando a melhor aprendizagem de todos nós alunos e também a questão de dificuldade de aprender e ensinar, no caso dos professores em casa. Ninguém aguenta mais e também não têm mais recursos. A situação é precária e muito séria. Os alunos estão sofrendo com isso! Queremos a volta da energia! Pelo bem dos que estão e pelos que virão futuramente!”, argumentou a aluna.
Segundo os próprios alunos, voltaram a fazer manifestação porque, desta vez, querem ser ouvidos com urgência. Para tanto, juntos, decidiram fazer uma ‘greve de aula’, que teve início na segunda (9) e vai até a próxima sexta (13). Os alunos disseram ainda que, se até a sexta (13) o secretário de educação não responder, sairão novamente às ruas em protesto.
A redação do Patosonline.com fez contato com Renata Escarião, assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, mas até o fechamento desta matéria não obteve respostas. O espaço fica aberto para seu posicionamento.
Veja imagens da manifestação pacífica abaixo:
Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°