Quarta, 14 de Maio de 2025
UNIFIP
Banner Chacara Canaa
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Psique
Política Politica

São Mamede vivenciou a Semana do Meio Ambiente

19/06/2022 às 10h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, vivenciou a Semana do Meio Ambiente, de 5 a 10 de junho, com uma agenda de ações focadas em educação ambiental, ecoturismo e implementação do Projeto Semear. Vale ressaltar que o início dos eventos ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, na Vila de Picotes.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Portanto, a Vila foi escolhida para uma atividade de ecoturismo viabilizada em parceria com a equipe Yayu Aventura da cidade de Santa Luzia-PB e o Grupo Rio Alto do Complexo Solar Santa Luzia. O foco era revitalizar toda a sinalização do percurso da trilha de Picotes, instalando placas que combinassem orientação de rota e conscientização para as boas práticas de preservação do meio ambiente.

“Aqui em Picotes demos início à essa revitalização das sinalizações de nossas trilhas e, assim, seguiremos com esse trabalho na serra do Cajueiro, localizado na comunidade de Serra Branca, e também na serra dos Buzinas, que fica na região de Campo de Cruz”, enfatizou o secretário de turismo e meio ambiente, Júnior Salvador.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Nessa primeira ação, os trilheiros ainda tiveram a oportunidade de participar de uma aula de campo sobre a importancia da fauna e flora da Caatinga, ministrada pelos agentes da Rio Alto.

A secretaria seguiu a sua programação, no decorrer da semana, com a inauguração do primeiro Viveiro Municipal - “Projeto Semear”, que foi instalado em um amplo espaço da escola Rodolpiano da Nóbrega. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Jefferson.

Continua após a publicidade
Banner Psique

“Estamos aqui para mostrar a toda a população de São Mamede que após mais de 10 mil mudas entregues, nos últimos meses, temos agora um viveiro próprio para que possamos distribuir essas mudas durante todo o ano”.

O prefeito ainda destacou a renovação do alvará de funcionamento do aterro sanitário que até 2024 estará apto para atividade e livre de sanções punitivas. “Seguiremos com esse trabalho de educação ambiental e, assim, vamos melhorando, cada vez mais, a coleta seletiva em nossa cidade”.

Como gesto concreto do projeto Semear, a secretaria, junto com o grupo Rio Alto, foi até as escolas municipais Lúcia de Fátima e Francisco Pergentino onde realizou o plantio de mudas frutíferas, palestras e exercícios práticos sobre reciclagem e preservação do meio ambiente.

Na escola Lúcia de Fátima, é importante destacar que o evento aconteceu simutâneo à implantação do Projeto Hortas Comunitárias, idealizado pela Câmara de Vereadores. A escola, portanto, foi a primeira a ser contemplada.  

“A horta na escola vai trabalhar a questão da alimentação saudável, tendo a participação das crianças e da própria comunidade escolar”, afirmou Luíza Sátyro, presidente da câmara. E continuou: “O nosso objetivo é contribuir com a melhora na nutrição dos nossos alunos e mostrar para eles a improtância do cuidar, do plantar e do colher”.

Vale dizer que a escola Lúcia de Fátima já vem desenvolvendo o seu projeto ecológico, que tem como título “A arte de brincar e aprender à luz de Cândido Portinari”. A ideia partiu da professora Josineide, que leciona na Educação Infantil, objetivando a construção de um parque ecológico para as crianças.

“A escola dispõe, hoje, de um pátio amplo e aberto, porém, inadequado para ser utilizado pelas crianças, no entanto, vemos que é possível transformar esse espaço para que seja proporcionado às crianças experiências diversificadas como as brincadeiras, os jogos e os cuidados com o meio ambiente”, enfatizou a professora.

O encerramento das atividades será com a distribuição de mudas no pátio do Mercado Público, com data a ser definida pela secretaria de turismo e meio ambiente.

Assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 17h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 36°

Qui 34°C 20°C
Sex 34°C 22°C
Sáb 33°C 22°C
Dom 34°C 21°C
Seg 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras