O secretário estadual de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, falou recentemente à imprensa patoense para esclarecer que as UPAs dos municípios de Piancó e Pombal não pertencem ao estado. Tal afirmativa veio para contrariar alguns comentários do prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda.
Para explicar de forma detalhada, o secretário disse que o estado mantém o custeio de 32 hospitais e 4 UPAs (Santa Rita, Cajazeiras, Guarabira e Princesa Isabel).
Em relação à cidade de Patos, Medeiros disse que o sertão e alto sertão são atendidos pelo Hospital Regional de Patos, Hospital Infantil de Patos, Hospital do Bem e ainda pela Maternidade de Patos. Portanto, na sua análise, o foco do é manter essas 4 unidades funcionando bem.
“Em relação à UPA de Patos, o executor é o próprio município. Então, não há como o estado custear tal equipamento, já que tem 32 hospitais e 4 UPAs para cumprir. O estado não tem dotação orçamentária para isso. Então cabe ao município racionalizar custos e executar uma triagem mais rígida nos atendimentos realizados na UPA, uma vez que muitos desses atendimentos são de PSF”, comentou o secretário.
Ouça mais detalhes na entrevista que segue.
Matéria por Patosonline.com
Áudio - Misael Nóbrega - Jornal da Manhã (Rádio Espinharas)
Agradecimento Marcos Oliveira agradece equipe médica após cirurgia e recebe alta hospitalar
Arborização Prefeitura de Patos conclui plantio de 23 árvores no canteiro central da Rua Pedro Firmino
Crítica OAB Patos critica retirada da Vara de Execução Penal e regionalização das sucessões para Campina Grande
Atrasos Funcionários da Nephron Patos denunciam atraso no pagamento do piso salarial; empresa afirma que repasse é feito pelo Estado
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura Mín. 24° Máx. 37°