A doação de órgãos é um assunto controverso, mas Santo. É a permissão espontânea da continuação da vida em outro corpo, esperançoso pelo recomeçar e ansiosamente (im)paciente e infeliz. Religiosamente é tratada como um ato de grandeza, pois não exige recompensa.
Gugu Liberato fez o bem artisticamente? Sim, mas as motivações eram também para impulsionar a audiência dos seus programas televisivos, todos com características sensacionalistas e de espetacularização de conteúdos irrelevantes e particulares, emocionalmente bem narrados, para provocar impacto na opinião pública.
Não tenho argumentos para avaliar se Antônio Augusto de Moraes Liberato, esposo e pai de 3 filhos, foi um ser humano caridoso. A notícia do acidente e posterior confirmação de sua morte, aos sessenta anos, em decorrência de uma queda sofrida em casa, na Florida (EUA), com sepultamento ocorrido na sexta-feira, dia 29 de novembro, aqui no Brasil, foram acompanhados por fake news, homenagens e polêmicas.
A gafe do apresentador, menos famoso, Rodrigo Faro - “Como tá a audiência?”, quando do especial póstumo da Record, diz o que foi Gugu Liberato: personagem que rivalizou com os concorrentes, mas que nunca desistiu de perseguir seus sonhos até conseguir uma carreira de pronto reconhecimento.
Reiteradamente benevolente foi a sua intenção declarada (em vida), protagonizando esse gesto altruísta, de doar os órgãos vitais, como última prova de amor, em retribuição a todo esse sucesso. Porém, a mais qualificada audiência de Gugu Liberato, foi anônima. Ele pode ter sido sensacionalista a vida toda, mas foi mais espetacular na morte. Tem o meu respeito.
*Misael Nóbrega de Sousa
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°