O Ministério Público da Paraíba, por intermédio do Promotor de Justiça signatário, titular do 8º cargo da Promotoria de Justiça Cumulativa de Patos/PB, Uirassu de Melo Medeiros, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, instaurou um Procedimento Administrativo acerca de uma farmácia que funciona na sede do município de Cacimba de Areia, sem cumprimento legal das exigências do Conselho Federal de Farmácias, que é a presença de um farmacêutico no estabelecimento.
De acordo com a denúncia encaminhada ao MPPB, a referida farmácia só possuía a presença física do profissional apenas duas vezes por mês no estabelecimento, contrariando o Art. 15 da Lei Federal nº 5.991/73, o Art. 6º, I, da Lei Federal 13.021/14 e o Art. 3º da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 44/09 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que condicionam o funcionamento legal de farmácias e drogarias à presença física e efetiva durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.
Na decisão, o promotor determinou o prazo de 1 (um) ano, para que sejam acompanhadas as ações desenvolvidas pelo Conselho Regional de Farmácia da Paraíba e da Vigilância Sanitária de Cacimba de Areia, para regulação do presença física do profissional farmacêutico no estabelecimento. Confira o trecho abaixo:
Resolve instaurar o presente Procedimento Administrativo, o qual terá o prazo de duração de 1 (um) ano, com vistas a acompanhar as ações desenvolvidas pelo Conselho Regional de Farmácia da Paraíba e da Vigilância Sanitária do município de Cacimba de Areia/PB, relacionada à presença física de profissional farmacêutico na Farmácia Redenção, situada no município de Cacimba de Areia/PB, determinando:
I – o registro e a autuação da presente portaria;
II – o cumprimento integral das diligências indicadas no último despacho;
III – a publicação do extrato desta portaria no diário oficial eletrônico do Ministério Público da Paraíba (Art. 14, § 2º, I, da Resolução CPJ nº 04/2013 do MPPB, c/c o Art. 9º da Resolução nº 174/2017 do CNMP).
O Patosonline.com apenas republicou o material disponibilizado pelo MPPB, e deixa o espaço aberto para o responsável pela farmácia se pronunciar acerca do caso.
Confira abaixo o documento na íntegra:
Por Patosonline.com
Com Portal 40 Graus
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia Mín. 24° Máx. 29°