O presidente do Tribunal regional Eleitoral, Leandro dos santos, disse nesta terça (25), em João Pessoa, que espera menos filas nas seções eleitorais e uma apuração mais rápida neste segundo turno, que acontece no próximo domingo, 30 de outubro.
Segundo o desembargador, com a disputa estando resumida apenas aos cargos de Presidente da república e governador do estado, a expectativa é que a votação possa fluir com mais celeridade, agilizando também a totalização dos votos por parte da Justiça Eleitoral.
"No 1° turno, havia a expectativa que o resultado da contabilização dos votos já fosse concluída até às 19h, mas o atraso ocorreu devido as longas filas enfrentadas pelos eleitores nas suas seções eleitorais. Agora, como o tempo gasto por cada eleitor na frente da urna é menor, já que são apenas dois candidatos a escolher, a votação não deve se estender além do horário regulamentar", disse o desembargador.
Ele considerou também que a alteração na urna eletrônica, que incluiu um segundo de pausa até a confirmação entre um voto e outro para que o eleitor pudesse verificar se o candidato escolhido estava correto, também foi um dos motivos do atraso.
O presidente do TRE-PB, acredita que mesmo nos horários de piso da votação, ocorrido em alguns municípios, também será possível garantir a celeridade do processo, evitando os eventuais transtornos com o atraso do processo.
No dia 2 de outubro, eleitores tiveram que esperar até 3 horas nas filas, para conseguir votar, retardando o início das apurações no estado.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Emancipação Política Salgadinho confirma programação da festa pelos 64 anos de Emancipação Política com Seu Desejo, Michelle Andrade e muito mais
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos
Suspensão TJPB suspende lei que autorizava entrada de alimentos em cinemas e shows na Paraíba
Coação STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos Mín. 22° Máx. 36°