O presidente do Tribunal regional Eleitoral, Leandro dos santos, disse nesta terça (25), em João Pessoa, que espera menos filas nas seções eleitorais e uma apuração mais rápida neste segundo turno, que acontece no próximo domingo, 30 de outubro.
Segundo o desembargador, com a disputa estando resumida apenas aos cargos de Presidente da república e governador do estado, a expectativa é que a votação possa fluir com mais celeridade, agilizando também a totalização dos votos por parte da Justiça Eleitoral.
"No 1° turno, havia a expectativa que o resultado da contabilização dos votos já fosse concluída até às 19h, mas o atraso ocorreu devido as longas filas enfrentadas pelos eleitores nas suas seções eleitorais. Agora, como o tempo gasto por cada eleitor na frente da urna é menor, já que são apenas dois candidatos a escolher, a votação não deve se estender além do horário regulamentar", disse o desembargador.
Ele considerou também que a alteração na urna eletrônica, que incluiu um segundo de pausa até a confirmação entre um voto e outro para que o eleitor pudesse verificar se o candidato escolhido estava correto, também foi um dos motivos do atraso.
O presidente do TRE-PB, acredita que mesmo nos horários de piso da votação, ocorrido em alguns municípios, também será possível garantir a celeridade do processo, evitando os eventuais transtornos com o atraso do processo.
No dia 2 de outubro, eleitores tiveram que esperar até 3 horas nas filas, para conseguir votar, retardando o início das apurações no estado.
Por Genival Junior - Patosonline.com
ELEIÇÕES 2026 Quase 1 milhão de brasileiros no exterior poderão votar nas eleições
STF “Fragilidade das insinuações”, diz Gilmar ao exaltar decisão do MPF
POLÍTICA Ex-vereador Salomão Cordeiro explica apoio a Tibério Limeira em Santa Terezinha
FIM DAS BETS Lula assina MP sobre fim das bets e caso agora vai ao Congresso. Veja prazos
CASO MASTER Conselho Superior do MPF rejeita abrir investigação contra Gonet em relação ao Master
FIM DAS BETS Goveno Lula anuncia fim das bets no Brasil; entenda regras
CASO MASTER Relator vota contra investigação sobre conduta de Gonet no caso Master; Conselho do MPF tem 1 a 1 para abrir apuração
CASO MASTER Mensagens mostram proximidade entre Alcolumbre e Vorcaro: “Fala, meu amor”
RANKING Escola Maria Celeste Pires Leite, em Catingueira, conquista a 5ª posição no IQGE do TCE-PB Mín. 21° Máx. 37°