Em contato com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, o chefe do Cartório Eleitoral da 28ª Zona, com sede em Patos, Rogério Dantas, falou para os ouvintes do programa Espinharas Notícias desta sexta-feira, dia 28 de outubro, e esclareceu sobre alguns temas pertinentes para as eleições do segundo turno, que ocorrerão no próximo domingo (30).
Entre os assuntos, ele falou sobre a disponibilização de transporte gratuito para os eleitores que residem na zona rural. Ele frisou que a medida determinada pelo STF para gratuidade nos transportes intermunicipais é algo excepcional, e que por lei, a justiça determina o transporte de eleitores que residem na zona rural através de veículos pertencentes aos municípios, que no caso da 28ª Zona Eleitoral, abrange Patos, Quixaba e o distrito de Santa Gertrudes.
Ainda segundo ele, a exemplo do que aconteceu no segundo turno, os ônibus vinculados ao município de Patos serão disponibilizados, tendo como ponto de embarque e desembarque a Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, e o distrito de Santa Gertrudes. Em Quixaba, município também pertencente à 28ª zona eleitoral, o ponto será a Praça Central.
Ele frisou que como em Patos não há transporte público, a logística excepcional estabelecida pelo STF não se aplica ao município. Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
LOCAIS DE COMEMORAÇÃO
Segundo Rogério, a logística de planejamento montada pela Polícia Militar escolheu as proximidades do Posto Paizão e o Terreiro do Forró como locais de aglomeração de eleitores para que sejam feitas as manifestações públicas em alusão ao resultado das urnas no próximo domingo.
“A Justiça Eleitoral, atendendo a logística montada pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, escolheu dois locais, o Posto Paizão e o Terreiro do Forró. Se houver vitória de dois candidatos do mesmo campo ideológico, a exemplo de Lula e João Azevêdo, ou Pedro Cunha Lima e Bolsonaro, a concentração será num local só. Caso sejam resultados cruzados, a exemplo de Pedro e Lula, ou João e Bolsonaro, as comemorações serão em locais separados”, informou o chefe do cartório. Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
DEMORA E BIOMETRIA
Um problema recorrente no primeiro turno das eleições foram atrasos e filas em várias seções eleitorais, tanto em Patos, como em várias cidades do Brasil. Além disso, dificuldades para leitura da biometria por parte dos eleitores também foi apresentada.
Sobre o assunto, Rogério Dantas acredita que não haja tanta demora nas eleições do próximo domingo (30), tendo em vista que no primeiro turno os eleitores tiveram que votar em mais candidatos (Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual), o que acabou tornando o processo um tanto quanto lento.
Sobre a coleta de dados, o chefe do cartório frisou que há duas maneiras de se identificar o eleitor: pela digital e coleta de assinatura. Segundo ele, se o eleitor está habilitado pela digital, não há necessidade de fazer coleta de assinatura, porém, se o mesmo não conseguir o reconhecimento da biometria, será solicitado o ano de nascimento e nesse caso, há a obrigatoriedade de coletar assinatura, pois será a forma pela qual poderá comprovar o comparecimento do eleitor na cabine de votação. Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Matéria por Patosonline.com
Com áudios de Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM
Mín. 22° Máx. 37°