
Declarado vencedor pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula da Silva (PT) terá que começar a decepcionar o seu eleitorado. E a primeira promessa que Lula não irá cumprir já é conhecida: a do fim do chamado “orçamento secreto” ou emendas do relator.
O mecanismo que dá a parlamentares maior poder sobre a execução do Orçamento da União foi aprovado com apoio do partido de Lula, apesar de vetado pelo atual presidente, Jair Bolsonaro. Entretanto, no discurso da grande mídia e do próprio Lula, o orçamento secreto era imputado a Bolsonaro e o petista prometia acabar com ele.
Mas o relator do orçamento de 2023, Senador Marcelo Castro (MDB/PI) já avisou: “Eu não vou propor isso. Não vivo de fantasia, vivo de realidade”. E completou: “Imagina propor uma coisa que não tem chance nenhuma de ser aprovada”.
A criação das emendas do relator diminui o poder do presidente da República sobre o orçamento. Não teria, portanto, razão para Bolsonaro ter aprovado essa ferramenta. Pela mesma razão, Lula não quer permanecer com ela, mas o petista sabe que não é possível brigar contra isso neste momento, ainda que exista quem o aconselhe a recorrer aos seus anjos da guarda no Supremo Tribunal Federal (STF).
Mas a corte já comprou brigas demais com a sociedade e com o parlamento para tirar Lula da cadeia e colocá-lo na Presidência. E os ministros já devem começar a deixar Lula se virar sozinho em algumas matérias.
A campanha de Lula foi montada em cima de fantasias, mentiras e promessas impossíveis. A permanência do orçamento secreto será a primeira de muitas. E ainda há grande chance de Lula não conseguir manter o Auxílio Brasil de 600 reais. A realidade começa a mostrar os dentes para o escolhido do establishment.
Fonte - novaiguaçu24h
Imagem - Reprodução da Internet
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos
Suspensão TJPB suspende lei que autorizava entrada de alimentos em cinemas e shows na Paraíba
Coação STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba Mín. 22° Máx. 36°