A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos - STTRANS realizou, na noite desta segunda-feira, dia 16 de dezembro, a audiência Pública denominada "O ano termina, mas a vida continua", com o tema “Política de redução de acidentes de trânsito”. Essa é a segunda edição da campanha que luta pela prevenção e redução de acidentes de trânsito.
O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação do município e teve como protagonistas, além da STTRANS, o SAMU, 4ª Cptran, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Procon, Complexo Hospitalar Regional Dep Janduhy Carneiro, Hospital Infantil Noaldo Leite, Polícia Militar e Associação dos Motociclistas de Patos.
O agente de trânsito, Antônio Coelho, que é coordenador do Núcleo de Educação para o trânsito, fez uma explanação sobre a redução dos acidentes desde a implantação da campanha. Ele garantiu que houve uma redução de 20% nos primeiros seis meses desse ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, bem como foi registrada a redução de pessoas penalizadas no trânsito.
“Essa campanha de fim de ano integrada com outros órgãos de trânsito, segurança e saúde pública foi iniciada em 2018 com slogan ‘O ano termina, mas a vida continua’. Naquele ano, lembro que surgiu a cobrança de um dos cidadãos presentes sobre a questão das carroças (de tração animal) e, tanto que um ano se passou e as carroças começaram a ser regulamentadas. Quero dizer com isso que essa Audiência Pública não é em vão”, analisou.
Na oportunidade, o Patrulheiro da PRF, Hiroi, apresentou a Operação RodoVida integrada que visa que as forças federais, estaduais e municipais atuem conjuntamente a fim de tentar evitar acidentes de trânsito. Segundo ele, a PRF trabalha com fiscalização, mas também com a parte preventiva na tentativa de conscientizar as pessoas de que todas têm responsabilidade no trânsito e que a diminuição de acidentes e o respeito à vida é uma responsabilidade de todos.
“É muito bom a gente fazer parte dessa ação, que é uma ação integrada onde a gente ver toda a sociedade, os órgãos se interessando pelo tema para que agente consiga alcançar o grande objetivo que é reduzir acidentes e respeitar sempre a vida”, disse Hiroi.
O patrulheiro ainda apontou o sucesso da campanha, tendo em vista a redução dos acidentes de trânsito e do número de mortes.
Arateuza Delfino é gerente assistencial do Complexo Hospitalar Regional Dep Janduhy Carneiro. Ela informou que nos municípios em que a unidade hospitalar é referência, os números de acidentes de trânsito aumentaram em 6%, quando comparado ao ano de 2018. Outra informação repassada pela profissional foi de que o CHRDJC, nesse ano de 2019, atendeu mais de três mil pessoas envolvidas em acidentes com motocicletas.
“Dentre o perfil que nós atendemos esse é o número disparado que está acima da média dos demais acidentes de trânsito com outros tipos de veículos”, alertou.
A gerente assistencial também destacou que durante os finais de semana, de sexta a domingo, o pico de acidentes de trânsito dobra se comparados aos ocorridos durante a semana. Os acidentes resultam em internações, procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, demora do acidente no serviço hospitalar.
Dando continuidade à programação a campanha, foi lançado, na manhã desta terça-feira, dia 17, o folder “Acidente de Trânsito Pode Ser Evitado”, na praça Getúlio Vargas .
Segue programação:
DIA 18 – Panfletagem da campanha (7h30).
DIA 19 – PIT-STOP “Motociclista Consciente”.
DIA 20 – PIT-STOP “Motociclista Consciente”.
DIA 21 – Caravana nos bares (20h).
DIA 23 – Encerramento da campanha com caminhada – Concentração as 7h – PRAÇA EDVALDO MOTTA
Apresentação das equipes de socorro – Praça Getúlio Vargas.





Coordecom
Agradecimento Marcos Oliveira agradece equipe médica após cirurgia e recebe alta hospitalar
Arborização Prefeitura de Patos conclui plantio de 23 árvores no canteiro central da Rua Pedro Firmino
Crítica OAB Patos critica retirada da Vara de Execução Penal e regionalização das sucessões para Campina Grande
Atrasos Funcionários da Nephron Patos denunciam atraso no pagamento do piso salarial; empresa afirma que repasse é feito pelo Estado
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura Mín. 24° Máx. 37°