Sexta, 22 de Agosto de 2025
Banner Dr Luiz Severo
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Política Politica

Estado divulga nota para dizer que colabora com a Calvário

17/12/2019 às 19h52
Por: PATOS ONLINE Fonte: Portal Correio
Compartilhe:

O Governo do Estado divulgou uma breve nota, no começo da noite desta terça-feira (17), para divulgar que está colaborando com as investigações da Operação Calvário. A sétima etapa da operação, batizada de ‘Juízo Final’, deflagrada pela Polícia Federal, cumpriu mandatos de busca e apreensão nas dependências da administração estadual.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

“Desde o início, a atual gestão tem mantido a postura de colaborar com quaisquer informações ou acesso que a Justiça determinar em seus processos investigativos”, disse o Governo do Estado.

A operação

Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (17), a sétima fase da Operação Calvário, batizada como ‘Juízo Final’. O ex-governador da Paraíba e presidente estadual do PSB, Ricardo Coutinho, é alvo de mandado de prisão preventiva. Ele não está no Brasil. Devido a este motivo, foi solicitada a inclusão do nome do ex-governador na difusão vermelha da Interpol (organização internacional de polícia criminal). Dezenas de ordens judiciais são cumpridas nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiânia e Paraná.

A Justiça também mandou prender a deputada estadual Estela Bezerra (PSB); a prefeita de Conde, Márcia Lucena (PSB); o ex-procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro; a ex-secretária da Saúde do Estado, Claudia Veras; o ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson de Souza; Coriolano Coutinho, irmão de Ricardo Coutinho; Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas; José Arthur Viana Teixeira; Benny Pereira de Lima; Breno Dornelles Pahim Neto; Francisco das Chagas Ferreira; Denise Krummenauer Pahim; David Clemente Monteiro Correia; Márcio Nogueira Vignoli; Valdemar Ábila, Vladimir dos Santos Neiva; e Hilário Ananias Queiroz Nogueira.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

Até a publicação desta matéria, a Polícia Federal não tinha confirmado quais prisões já haviam sido concretizadas. Cerca de 350 policiais federais, procuradores da República e auditores da Controladoria-Geral da União participam da operação.

A etapa ‘Juízo Final’ apura desvio de R$ 134,2 milhões de recursos públicos destinados a serviços de saúde na Paraíba, por meio de fraudes em procedimentos licitatórios e em concurso público, corrupção e financiamento de campanhas de agentes políticos, bem como superfaturamento em equipamentos, serviços e medicamentos. As investigações apontam que, do montante desviado, R$ 120 milhões teria sido usado para financiar campanhas nas Eleições Estaduais de 2010, 2014 e 2018. Veja aqui detalhes da investigação.

O desembargador Ricardo Vital destacou serem gravíssimos os crimes atribuídos aos investigados, inserindo-se no rol das infrações penais de elevado potencial ofensivo. “Trata-se, na hipótese, de apuração de crimes de relevo, que subtraem dinheiro da saúde e da educação de forma perniciosa, trazendo vultoso prejuízo a toda a sociedade paraibana. Assim, diante do porte do esquema que se pretende desembaraçar, cumulado com a forte articulação dos envolvidos, sopesa-se contundente sugestão fática e real de periculosidade a deferir a constrição”, ressaltou. Confira aqui a íntegra a decisão.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Ricardo se defende

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), divulgou nota no começo da tarde desta terça-feira (17), dia em que teve a prisão decretada na sétima etapa da Operação Calvário. Ricardo é suspeito de participar de um esquema criminoso no Estado da Paraíba e já é procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) porque estaria fora do Brasil.

Presos

Todos os presos em João Pessoa na sétima etapa da Operação Calvário, deflagrada nesta terça-feira (17), passaram por exames de corpo de delito no começo da tarde e seguiram para a Central de Polícia do Geisel, na Zona Sul da Capital. As informações são da repórter Sandra Macedo, da Rede Correio Sat, ao Correio Debate.

Portal Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 33°

Sáb 34°C 18°C
Dom 34°C 19°C
Seg 34°C 20°C
Ter 35°C 21°C
Qua 33°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras