O panorama da Saúde de Patos e do Sertão paraibano vem se transformando nos últimos anos. A população tem hoje um acesso maior e mais rápido a exames e atendimentos especializados. Isso se deve, em grande parte, aos investimentos feitos pelo Unifip na estruturação de uma rede de prestação de serviço à comunidade.
A ClinFIP reúne as Clínicas-Escola de Especialidades Médicas, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Radiologia, Nutrição, Psicologia e BioLab. Toda a rede oferece serviços de saúde de alta qualidade, beneficiando a sociedade. Só em 2019 a rede ClinFIP realizou 31.561 atendimentos em Patos.
Os números refletem o compromisso do Unifip com o bem estar das pessoas, não só na formação de profissionais, mas também proporcionando qualidade de vida. “É uma satisfação muito grande fechar o ano com números tão significativos. Esse resultado é um reflexo da seriedade do nosso trabalho e aumenta a responsabilidade para que, em 2020, continuemos ajudando a quem precisa”, avaliou Edivania Whinglede, coordenadora da Clínica de Especialidades Médicas.
No BioLab, laboratório de análises clínicas, foi registrado o maior número de atendimentos. Ao todo foram 10.169 exames, todos com excelência e precisão nos resultados. Seguido da Clínica de Medicina com 7.618 atendimentos, entre consultas e exames, e da Clínica de Fisioterapia, com 5.750 atendimentos.
Em 2019, a Clínica de Radiologia realizou 3.204 procedimentos, entre radiologias odontológicas e digitais. No Serviço-Escola de Psicologia foram feitos 2.810 atendimentos, já a Clínica de Odontologia recebeu 1.330 pacientes. A clínica de Nutrição fez o acompanhamento de 680 pessoas.
Para o reitor do Unifip, João Leuson Palmeira, o número e a excelência nos atendimentos devem-se aos profissionais e aos alunos do Unifip. “Nós temos, em todas as clínicas, especialistas em diversas as áreas de atendimento. Temos também alunos extremamente dedicados que, sob a supervisão dos profissionais, dão o seu melhor no tratamento dos pacientes. Esse bom êxito é uma consequência da formação sólida que eles recebem”, afirmou.
ALÉM DOS NÚMEROS
Muito além do que as estatísticas mostram, o Unifip conseguiu beneficiar ainda mais pessoas. Projetos e ações de saúde, educação e cidadania foram desenvolvidos em praças, escolas, ONGs e abrigos de idosos. Sem contar os atendimentos médicos realizados em várias cidades do Sertão, pelos profissionais da Residência em Medicina.
Com isso, o Unifip ratifica a sua importância enquanto Centro de Universitário, mas também como uma instituição empenhada em contribuir com o bem social. Os planos para 2020 é ampliar esse cenário, oferecendo novas áreas de atendimento e novos equipamentos de saúde.
Ascom FIP
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°