“Que calor!”. Essa certamente é a sensação mais comum nesta época do ano. É um fato que os termômetros não negam: três das principais cidades da Paraíba – Patos, João Pessoa e Campina Grande – estão entre as cidades que registram as maiores temperaturas no estado, de acordo com medições diárias feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na cidade sertaneja, a temperatura chegou a atingir 38,6ºC no dia 8 de março e, durante a última semana, o termômetro atingiu com frequência os 37ºC.
Em João Pessoa, as temperaturas máximas nos últimos dias ficaram em torno dos 32ºC, mas em uma das medições feitas no dia 7 de março, o termômetro chegou a marcar 33,7ºC.
Já em Campina Grande, na última semana, a temperatura máxima chegou a 32ºC no domingo, dia 5, e segunda-feira, dia 6.
A sensação de que está cada vez mais quente não é à toa: o fenômeno se explica pela crescente urbanização e a redução da vegetação destas cidades, como explica o professor de Física com doutorado em Meteorologia da Universidade Federal da Paraíba, Robson de Sousa Nascimento.
Ele citou como exemplo o bairro de Manaíra, em João Pessoa. Em um trabalho realizado pela UFPB, foram feitas medições em pontos distintos da cidade – além de Manaíra, nos bairros do Bancários e Cabo Branco, e na Mata do Buraquinho). As temperaturas mais elevadas foram registradas no bairro litorâneo.
“É certo que a redução da vegetação contribui para um aumento de temperatura, mas o asfaltamento das ruas contribui em um grau maior para o aumento de temperatura nestas cidades”, explica o professor.
O Inmet possui três estações meteorológicas na Grande João Pessoa – uma no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, outra no Ministério da Agricultura, na divisa entre a Capital e Cabedelo, e a terceira no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita. No dia 9 de março, por exemplo, a diferença de temperatura entre esses locais chegou a 1,4ºC.
Robson também citou uma pesquisa feita por ele e outros pesquisadores da UFPB que fez um levantamento das temperaturas médias em João Pessoa e Patos em um período de 54 anos (de 1961 a 2015). Ele afirma que, no período, as temperaturas aumentaram 0,3ºC a cada 10 anos – ou seja, em meio século, as temperaturas médias nessas cidades subiram 1,5ºC.
• Patos – 37,5ºC
• Itaporanga – 35,8ºC
• São Gonçalo – 34,4ºC
• Cabaceiras – 34,3ºC
• Monteiro – 34,0ºC
• João Pessoa – 32,4ºC
• Camaratuba – 30,7ºC
• Campina Grande – 29,3ºC
• Areia – 27,3ºC
Texto - Portal Correio
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia Mín. 23° Máx. 34°