A Procuradora-Geral em exercício do MPC-PB (Ministério Público de Contas da Paraíba), Sheyla Barreto Braga de Queiroz, se pronunciou a respeito do caso do prefeito da cidade de Cacimbas, que usou dinheiro público para fazer uma cirurgia. Em entrevista ao ClickPB, ela afirmou que nesse caso "há inequívoco e nítido conflito de interesses".
Ela alertou ainda que caso haja a efetiva utilização do valor de R$ 20.300, o gestor terá que ressarcir os cofres públicos. Além disso, ele pode responder por ato de improbidade administrativa, sujeito à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, dentre outras cominações legais.
A Procuradora-Geral explica que qualquer lei municipal que autorize o custeio de um procedimento cirúrgico em agente político pelo Erário fere diversos princípios reguladores da Administração Pública, a exemplo da legalidade, igualdade, impessoalidade e moralidade. "Quando os mecanismos de controle (prévio, de constitucionalidade ou legislativo) funcionam, esse tipo de lei é considerada natimorta, não chegando sequer a ser aprovada".
Sheyla Queiroz esclarece que os prefeitos podem requisitar uma licença especial perante a Câmara Municipal para realizar tratamento médico, mas isso não implica no custeio do tratamento.
O Tribunal de Contas do Estado pode analisar o fato mediante denúncia de particular, inclusive em virtude de representação intentada por membro do MPC-PB ou iniciativa da Auditoria, em tema de processo de acompanhamento de gestão, especial ou da própria prestação de contas anuais do gestor.
Fonte: ClickPB
FIM DAS BETS Lula assina MP sobre fim das bets e caso agora vai ao Congresso. Veja prazos
CASO MASTER Conselho Superior do MPF rejeita abrir investigação contra Gonet em relação ao Master
FIM DAS BETS Goveno Lula anuncia fim das bets no Brasil; entenda regras
CASO MASTER Relator vota contra investigação sobre conduta de Gonet no caso Master; Conselho do MPF tem 1 a 1 para abrir apuração
CASO MASTER Mensagens mostram proximidade entre Alcolumbre e Vorcaro: “Fala, meu amor”
RANKING Escola Maria Celeste Pires Leite, em Catingueira, conquista a 5ª posição no IQGE do TCE-PB Mín. 22° Máx. 37°