
Somente este ano, a Energisa retirou mais de 28 toneladas de fios e cabos de telecomunicações e internet irregulares na Paraíba. As fiscalizações foram intensificadas para a remoção de cabos clandestinos, soltos, desnivelados e fora de operação nos postes da capital e cidades do interior do estado. Somente nos dias 2 e 3 de maio, no bairro da Manaíra, por exemplo, foram removidas cerca de 8 toneladas de cabeamento irregular. Ação semelhante já aconteceu nas cidades de Patos, Areia, Campina Grande, entre outras. No mês de maio, uma força-tarefa ocorre em João Pessoa a fim de avançar no ordenamento da fiação e coibir a instalação de cabeamentos clandestinos, além de atuar junto as empresas de Telecom na regularização dentro dos padrões técnicos e de segurança.
“Reforçamos a quantidade de equipes atuando exclusivamente na fiscalização e remoção de situações irregulares, só em João Pessoa são cerca de 40 profissionais. Porém é importante destacar que cabe as empresas de Telecom e internet a manutenção dos seus cabeamentos, por isso, em paralelo, atuamos também no âmbito administrativo, com notificações e ações conjuntas com as empresas que possuem contrato com a Energisa e tem seus pontos de fixação nos postes devidamente identificados. Entretanto, quando não há evolução seguimos com a remoção das irregularidades. No caso dos cabos clandestinos, todos são retirados.”, explica Danielly Formiga, gerente de Manutenção da Energisa.
A concessionária cumpre o disposto na regulação conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que determina a obrigatoriedade de toda distribuidora de energia de compartilhar a infraestrutura dos postes com as empresas de telecomunicações. À Energisa cabe a disponibilização dos postes e aos prestadores de serviço de Telecom e internet a manutenção.
‘’Além da ocupação regular dos postes pelas empresas que possuem o contrato de compartilhamento com a Energisa, há a ocupação clandestina, sem autorização e cumprimento dos padrões técnicos e de segurança. Infelizmente na Paraíba essa é uma realidade que tem sido combatida fortemente”, destaca Danielly. Segundo a gerente de manutenção, “o desafio está no compromisso dos provedores de telecomunicações de não realizar a ampliação de cabeamento sem autorização e projeto aprovado e conhecimento da concessionária, além de reforçar a manutenção de suas redes”, completa.


Assessoria – Energisa
Combate ao crime Novo comandante-geral da PM garante intensificação no combate às facções: “não vamos recuar um centímetro”
Tragédia Trabalhador morre após desabamento em mina na zona rural de São José do Sabugi
Assalto Dupla armada rouba motocicleta no bairro Monte Castelo, em Patos
Disparo acidental Militar é baleado dentro de batalhão do Exército, em Campina Grande
Tráfico de drogas Polícia Militar conduz cinco pessoas e apreende drogas em ações nas cidades de São Bento e Paulista
Tráfico de drogas Polícia Rodoviária Federal apreende, na Bahia, quase duas toneladas de maconha escondidas em caminhão frigorífico que seriam entregues na Paraíba
Atendimento online NOVIDADE: Delegacia Online da Polícia Civil passa a emitir boletins com assinatura digital automática
Mandado de Prisão Polícia Militar cumpre mandado de prisão e detém mulher monitorada por tornozeleira em Patos
Tráfico de drogas Polícia Civil prende mulher investigada por tráfico de drogas em Pombal Mín. 22° Máx. 33°