
O São João está chegando, mas nem tudo é só festa nas cidades paraibanas. É que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) está monitorando as movimentações financeiras das prefeituras. O intuito é que, que aquelas declaradas em calamidade pública, possam cumprir seus deveres econômicos com a devida responsabilidade junto ao órgão.
De acordo com o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz, a Paraíba já está com 156 cidades em estado de calamidade pública, mas ainda serão expostos os motivos de cada uma delas. O último balanço apresentou 140 cidades nesta condição.
Para este ano, Nominando reforçou que o TCE editou uma resolução de 2013 e que recomendará que as despesas sejam enviadas em até 30 dias contados a partir do último dia do mês da festividade junina. Ele também garantiu que vai prestar contas de todas as cidades.
“Nós vamos abrir processos específicos e examinar todas as situações. Aí poderemos aplicar medidas em relação ao descumprimento, já neste ano”, disse.
Nominando confirmou que punições vão de multa até a emissão de parecer contrário das contas, além da imputação de débito, caso não haja a devida comprovação do recurso público.
“Se decretou calamidade, você tem que demonstrar que está investindo recursos no fato que gerou a calamidade. Se você não está investindo, vai precisar explicar o motivo do decreto”, afirmou.
O último decreto de calamidade pública na Paraíba foi divulgado no último dia 23. Essa medida é válida pelo período de 180 dias.
Patosonline.com
Com informações do Portal Correio
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL Mín. 22° Máx. 36°