
No primeiro semestre de 2023, o número de feminicídios na Paraíba ultrapassou o de homicídios dolosos, de acordo com dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística do Governo do Estado. Um total de 16 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, enquanto 15 homicídios dolosos foram registrados no mesmo período.
O feminicídio é tratado como um crime de ódio contra a mulher, considerando razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher. A Lei nº 13.104/2015 classifica o feminicídio como um homicídio qualificado e o inclui na lista de crimes hediondos, acarretando penas mais severas para os culpados.
O mês de janeiro foi o mais violento para as mulheres, com nove vítimas assassinadas, incluindo quatro casos de feminicídio. Em seguida, o mês de junho registrou oito mortes no total, sendo também quatro feminicídios.
Esses números revelam a urgência de combater a violência de gênero e a necessidade de fortalecer políticas públicas que protejam e promovam a segurança das mulheres na sociedade.
As autoridades e organizações da sociedade civil têm buscado medidas para enfrentar o problema, sensibilizando a população e capacitando os profissionais de segurança pública para identificar e lidar com situações de violência doméstica e de gênero.
É fundamental que a sociedade se una no combate à violência contra as mulheres e que sejam implementadas ações efetivas para garantir a igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos de todas as mulheres.
Patosonline.com
Com números divulgados pelo G1/PB
Operação Confronto com a PM termina com dois suspeitos mortos e armas apreendidas na zona rural de Diamante
Crime bárbaro Mulher é presa após matar a própria mãe com golpe de faca no pescoço, em João Pessoa
Violência doméstica Homem é preso suspeito de sequestrar e planejar matar ex-mulher em Campina Grande
Audiometria Auxiliar de enfermagem é conduzida à delegacia por exercício ilegal de profissão em Patos
Importunação sexual PRF na Paraíba detém pai e filho por importunação sexual e porte de drogas em ônibus interestadual
Abuso sexual No Sertão, jovem de 23 anos é preso em flagrante pela Polícia Civil suspeito de armazenar arquivos de abuso sexual infantil
Pensão alimentícia Polícia Militar cumpre mandado de prisão civil por dívida de pensão alimentícia em Junco do Seridó
Furto de energia Operação contra furto de energia resulta na prisão de quatro pessoas em Patos
Falsificação Desembargador do TJPB denuncia falsificação de decisão judicial com possível uso de IA Mín. 23° Máx. 37°