A Paraíba pode sofrer uma redução no número de deputados federais nas eleições de 2026, de acordo com as novas estimativas populacionais divulgadas recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base nos dados, o estado poderia perder duas vagas na Câmara dos Deputados, passando de 12 para 10 parlamentares representantes na casa legislativa.
A projeção aponta que outros seis estados também seriam afetados pela redistribuição das vagas. O Rio de Janeiro perderia quatro deputados, seguido pela Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco e Alagoas, com duas vagas a menos cada. Por outro lado, alguns estados seriam beneficiados com o aumento de representantes na Câmara, como Santa Catarina e Pará, que ganhariam quatro parlamentares cada, além de Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso, que receberiam um deputado a mais cada.
A Constituição Federal estabelece que a composição das bancadas dos estados na Câmara dos Deputados deve ser proporcional à população de cada unidade federativa. No entanto, também assegura que nenhum estado tenha menos de oito ou mais de 70 deputados federais.
Essa possível mudança na representação parlamentar é resultado de um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a pedido da Folha de S. Paulo, e tem como base as recentes estimativas populacionais divulgadas pelo IBGE. Vale destacar que a última redistribuição das 513 cadeiras da Câmara ocorreu em dezembro de 1993, após a aprovação de uma Lei Complementar.
As mudanças nas bancadas dos estados devem ser debatidas e votadas no Congresso Nacional antes de serem implementadas, o que pode gerar discussões e negociações entre as diversas regiões do país. A redistribuição tem como objetivo garantir uma representação mais equitativa dos estados na Câmara dos Deputados, refletindo as mudanças na população e nas dinâmicas sociais do Brasil.
Patosonline.com
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora Mín. 21° Máx. 36°