A Paraíba pode sofrer uma redução no número de deputados federais nas eleições de 2026, de acordo com as novas estimativas populacionais divulgadas recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base nos dados, o estado poderia perder duas vagas na Câmara dos Deputados, passando de 12 para 10 parlamentares representantes na casa legislativa.
A projeção aponta que outros seis estados também seriam afetados pela redistribuição das vagas. O Rio de Janeiro perderia quatro deputados, seguido pela Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco e Alagoas, com duas vagas a menos cada. Por outro lado, alguns estados seriam beneficiados com o aumento de representantes na Câmara, como Santa Catarina e Pará, que ganhariam quatro parlamentares cada, além de Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso, que receberiam um deputado a mais cada.
A Constituição Federal estabelece que a composição das bancadas dos estados na Câmara dos Deputados deve ser proporcional à população de cada unidade federativa. No entanto, também assegura que nenhum estado tenha menos de oito ou mais de 70 deputados federais.
Essa possível mudança na representação parlamentar é resultado de um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a pedido da Folha de S. Paulo, e tem como base as recentes estimativas populacionais divulgadas pelo IBGE. Vale destacar que a última redistribuição das 513 cadeiras da Câmara ocorreu em dezembro de 1993, após a aprovação de uma Lei Complementar.
As mudanças nas bancadas dos estados devem ser debatidas e votadas no Congresso Nacional antes de serem implementadas, o que pode gerar discussões e negociações entre as diversas regiões do país. A redistribuição tem como objetivo garantir uma representação mais equitativa dos estados na Câmara dos Deputados, refletindo as mudanças na população e nas dinâmicas sociais do Brasil.
Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°