Dois dos três clubes paraibanos que disputaram a Série D do Campeonato Paraibano deste fizeram bonito e avançaram de fase. O Sousa cumpriu com as expectativas, terminou na liderança do Grupo 3 e passou com moral. O Nacional de Patos surpreendeu e, depois da reformulação que fez após o Campeonato Paraibano, conseguiu chegar ao mata-mata. Apenas o Campinense foi eliminado.
Com a classificação de Sousa e Nacional de Patos, o futebol do Sertão da Paraíba repetiu um feito histórico. Esta é a segunda vez que dois clubes paraibanos sertanejos passam de fase juntos em um Campeonato Brasileiro. A primeira vez na Série D.
A única vez que isso havia acontecido foi em 2007, na Série C. Apesar de o Sousa ter se firmado desde o fim da primeira década do século até aqui como a maior força do Sertão do futebol paraibano, foi o Nacional de Patos que esteve nos dois feitos.
Em 2007, o Nacional de Patos fez uma histórica campanha na Série C, no principal ano da sua história. Naquela temporada, o Canário conseguiu ser campeão estadual, que é seu único título do Campeonato Paraibano até hoje. Na Série C, que naquele ano era a última série do futebol brasileiro, o Verdão foi bem novamente: avançou para a segunda fase como líder do Grupo 5, com 11 pontos, e só parou na fase final, ficando com a oitava posição do octogonal decisivo.
No Grupo 6, o outro representante paraibano também foi bem. Foi o Atlético-PB, vice-campeão paraibano daquele ano. O Trovão ficou em segundo na sua chave, com 10 pontos, atrás apenas do ABC. O clube de Cajazeiras avançou para a segunda fase, onde acabou sendo eliminado.
Neste ano, o feito foi repetido. O Sousa passou como líder e o Nacional de Patos como vice-líder do mesmo grupo. Os dois sertanejos representam o estado no mata-mata da Série D. O Dinossauro encara os sergipanos do Falcon, enquanto que o Canário do Sertão pega os alagoanos do ASA. Os dois paraibanos jogam a ida fora e decidem a vaga para as oitavas da Série D na Paraíba.
Fonte: ge PB
Mín. 22° Máx. 37°