Terça, 26 de Novembro de 2024
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Rhaissa
Banner Clima Sublime
Banner Hmais Onco
Política Politica

STF tem maioria para que número de deputados por estado seja revisado

Censo do IBGE pode mudar número de deputados por Estado; veja se o seu ganha ou perde vaga na Câmara

25/08/2023 às 20h50
Por: PATOS ONLINE Fonte: Terra
Compartilhe:
STF tem maioria para que número de deputados por estado seja revisado

Os ministros do STF concluíram que houve "omissão institucional", porque não foi feita uma revisão periódica da distribuição das vagas, como prevê a Constituição.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O ministro Luiz Fux, relator do processo, defendeu que a atualização é necessária para restabelecer o "equilíbrio da relação deputado/população".

"A omissão legislativa em análise, para além significar per se uma ofensa à Constituição, implica também em ofensa ao direito político fundamental ao sufrágio das populações dos Estados subrepresentados e, por conseguinte, ao princípio democrático", escreveu.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

O julgamento está em curso no plenário virtual do STF. Nessa modalidade, não há reunião ou debate entre os ministros. Eles apenas registram os votos em uma plataforma online. Até o momento, o placar é unânime. Fux foi seguido por Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

Fachin destacou em seu voto que há uma "mora inconstitucional" do Poder Legislativo. "Ao se falar de proporcionalidade da representação das populações dos Estados-membros no corpo legislativo da União, está-se, em verdade, tocando na ideia elementar de igualdade", alertou.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

A distribuição dos deputados na Câmara foi feita pela última vez em 1993, com dados de população referentes ao Censo de 1991. Desde então, apesar de o número de habitantes de cada Estado no Brasil ter mudado, a divisão de vagas não foi refeita. Com a decisão do STF, o Congresso terá que editar uma nova lei complementar para atualizar as cadeiras na Câmara.

Os dados divulgados pelo IBGE, referentes ao Censo de 2022, mostram que a variação no crescimento da população pode afetar a representação em 14 Estados. Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina devem ganhar cadeiras na Câmara enquanto Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul devem perder representantes

Terra

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 37°C 24°C
Dom 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras