A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por maioria, um projeto de lei do Governo do Estado que aumenta a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18% para 20% na Paraíba. A votação foi realizada nesta terça-feira (26) com 27 votos favoráveis, oito contrários e uma abstenção.
O projeto tramitava na Casa desde o dia 18 deste mês e foi apreciado em caráter de urgência urgentíssima, pois precisava ser aprovado até o dia 30 do mesmo mês.
A aprovação gerou críticas por parte da oposição, que alega que o governador João Azevêdo havia prometido durante a campanha eleitoral de 2022 que não aumentaria os impostos no estado, garantindo que a Paraíba estava com saúde fiscal.
O secretário estadual da Fazenda, Marialvo Laureano, esteve na ALPB para esclarecer o projeto e explicou que o aumento da alíquota é uma forma de se precaver contra possíveis prejuízos que podem ser causados com a Reforma Tributária, que está em discussão no Congresso Nacional.
Segundo Laureano, a não aprovação do aumento poderia gerar perdas de até R$ 1 bilhão para o estado. Ele ressaltou que não era intenção do governo aumentar impostos, mas sim garantir a saúde financeira do estado e dos municípios paraibanos.
Após a aprovação na ALPB, o projeto seguirá para a sanção do governador João Azevêdo e posterior publicação no Diário Oficial do Estado.
A medida gera debates sobre a necessidade do aumento da alíquota para garantir a estabilidade financeira do estado e as promessas eleitorais do governador João Azevêdo.
Por Patosonline.com
Laudo médico Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; corporação não vê necessidade de transferência
Jornada Pedagógica Mãe d’Água vivencia a Jornada Pedagógica 2026
Penduricalhos Dino suspende “penduricalhos” do serviço público nos Três Poderes
DINHEIRO DO POVO Reajuste de servidores do Congresso terá impacto de R$ 790,4 milhões em 2026
Cota de Gênero Parecer do Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de gênero em candidatura de Matureia
IF Sertão “Marco histórico para o desenvolvimento regional”, destaca Francisca Motta sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Eleições 2026 Dr. Jarques Lúcio destaca apoio de Érico Djan e reforça pré-candidatura à Assembleia Legislativa: “União de forças em defesa do Sertão” Mín. 23° Máx. 34°