
Na tarde desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) promoveu uma sessão especial para debater o tema “Não ao Aborto (ADPF 442) e defesa do Nascituro”. A sessão foi proposta pelo vereador Carlão (PL). Na ocasião, também foi realizada a entrega da comenda Papa João Paulo II à fundadora da Comunidade “Missão És Fiel”, Mércia Mousinho, primeira instituição pró-vida da Paraíba.
Na justificativa da sessão, o vereador Carlão disse que a motivação foi a vida. “A vida está em risco. O assassinato de bebês nos ventres de suas mães pode ser propagado por uma instituição jurídica tratando de um direito natural, a proteção de um inocente. Dentro do ventre, não se tem nem o direito de gritar. Hoje o debate é sobre isso e mais do que um debate, é um clamor. O Brasil inteiro vem falando sobre a ADPF 442 que é um verdadeiro “holocausto” infantil, um “holocausto” de brasileiros se for aprovada. Ela é o assassinato e a promoção de assassinatos de crianças inocentes nos ventres de suas mães e não é possível que a caneta de um homem ou de alguns homens e algumas mulheres por se acharem poderosos ou mantenedores da lei decidam quem vive e quem morre. O maior ato de covardia é matar um homem ou uma mulher, mas não existe ato maior de covardia do que matar uma criança que está no ventre da sua mãe e nós precisamos denunciar isso e anunciar o Evangelho, anunciar aquele que deu a vida pela vida e não é justo, honesto e decente e não é moral que por causa de uma caneta, pela falácia de saúde pública, nós assassinemos ou possamos promover a morte de crianças nos ventres de suas mães. E o pior de tudo, isso vai acontecer com o dinheiro de cada um dos pagadores de impostos dessa nação”, afirmou.
O parlamentar acrescentou saber as dificuldades que cada mãe e cada mulher pode passar. “Temos que criar institutos que protejam a vida e nesse momento a minha fala é essa, para que as mulheres da cidade de João Pessoa entrem nesse debate. Acredito verdadeiramente que o grito que João Pessoa está dando aqui com essa sessão especial será escutado em Brasília. São pessoas unidas em oração em favor da vida e contra o aborto”, acrescentou.
Carlão ainda falou sobre a motivação para a entrega da Comenda Papa João Paulo II a Mércia Mousinho. “Ela é fundadora da primeira comunidade pró-vida da Paraíba e tem um trabalho lindo de proteção das mães que, muitas vezes, pensam em abortar por não terem condições sociais. Mércia salvou muitas vidas e por tudo o que ela fez e por esse momento em que estamos vivendo, devemos apresentar à sociedade pessoense e paraibana que existem sim instituições e órgãos que guardam e protegem a vida e Mércia Mousinho merece isso por tudo”, celebrou.
Também presente em plenário, o Padre Romualdo defendeu a união de todos os segmentos contra o aborto, porque a causa é justa e nobre. “Estamos gritando por um direito natural e nós lamentamos que em um país em que se defende o direito da tartaruga nascer, pois é justo defender o meio ambiente, proteger a natureza, mas precisamos proteger a raça humana. Todas as vidas são importantes e não podemos ceifar a vida de um inocente”, colocou.
O Padre Marcelo Monte, assessor eclesiástico do setor Família e Vida da Arquidiocese, reforçou dizendo que a posição da igreja é sempre a favor da vida em qualquer circunstância, desde a concepção até o seu declínio natural. “Sabemos que a questão do aborto não é estritamente religiosa, mas é uma questão humana e a igreja é perita em humanidade e tem a obrigação moral dada pelo Evangelho para defender as questões humanas. A igreja compreende e entende o drama que as pessoas envolvidas no aborto, mais especificamente as mulheres são feridas e a igreja tem uma palavra de consolo e perdão, mas ela precisa dizer que ninguém tem o direito de decidir a vida humana e esse direito só cabe a Deus e Ele é sempre o Deus da vida”, defendeu.

Por sua vez, Mércia Mousinho, fundadora da Comunidade “Missão És Fiel” e homenageada com a Comenda Papa João Paulo II, disse que se todas as pessoas estão hoje vivas é porque o amor venceu todas as etapas. “Tudo o que eu tenho nesses mais de 30 anos de vida missionária é o amor. Há mais de 30 anos lutamos pela vida com amor porque quem ama jamais negocia o preço da vida. Pela misericórdia e graça de Deus, o Senhor já me permitiu salvar mais de três mil vidas, mais de três mil bebês gerados e transformados em famílias, em vidas que geravam outras vidas”, colocou.
Participaram ainda da sessão especial os vereadores Coronel Sobreira (MDB); Eliza Virgínia (PP); Emano Santos (PV); o ex- vereador e deputado estadual, Raoni Mendes; o professor e pastor João Alberto; a pastora Patrícia Berguer; o fundador da Comunidade Resgatar, Irmão Cleoder; entre outros.
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442
A ADPF 442 é Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental que descriminaliza a interrupção voluntária da gravidez (aborto), nas primeiras 12 semanas de gestação. A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela descriminalização. O julgamento foi suspenso por pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso, e, com isso, prosseguirá em sessão presencial do Plenário, em data a ser definida.
Assessoria Câmara de João Pessoa
Laudo médico Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; corporação não vê necessidade de transferência
Jornada Pedagógica Mãe d’Água vivencia a Jornada Pedagógica 2026
Penduricalhos Dino suspende “penduricalhos” do serviço público nos Três Poderes
DINHEIRO DO POVO Reajuste de servidores do Congresso terá impacto de R$ 790,4 milhões em 2026
Cota de Gênero Parecer do Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de gênero em candidatura de Matureia
IF Sertão “Marco histórico para o desenvolvimento regional”, destaca Francisca Motta sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Eleições 2026 Dr. Jarques Lúcio destaca apoio de Érico Djan e reforça pré-candidatura à Assembleia Legislativa: “União de forças em defesa do Sertão” Mín. 23° Máx. 34°