Na manhã da última quarta-feira (27), durante uma Sessão Especial na Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Tarcísio Jardim (PP) gerou indignação ao proferir comentários polêmicos sobre as mulheres em um debate relacionado à possibilidade de ampliar as opções de aborto legal.
A discussão abordava a interrupção da gravidez de até 12 semanas, uma medida que está sendo debatida no Brasil. No entanto, o discurso de Tarcísio direcionou a culpa para as mulheres, sugerindo que elas não são capazes de controlar seus impulsos sexuais e não têm "cuidados suficientes" durante relações sexuais.
"Eu sou uma pessoa irresponsável, eu não consigo controlar meus impulsos sexuais, eu não consigo ter cuidados suficientes na hora de uma relação sexual, então eu vou fazer uma criança, vou fazer um feto, vou fazer uma vida que não seja minha pagar por isso", questionou o vereador de forma irônica.
Antes desse comentário, Tarcísio já havia afirmado que as mulheres estariam usando o aborto "como meio contraceptivo" e as descreveu como irresponsáveis.
O debate em questão faz parte da discussão sobre a possibilidade de descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, independentemente da justificativa. Atualmente, o Brasil autoriza o aborto em apenas três situações: gestação resultante de violência sexual, risco de morte para a gestante ou feto com anencefalia.
As palavras do vereador Tarcísio Jardim geraram reações negativas e levantaram questões sobre a necessidade de um debate responsável e respeitoso sobre temas sensíveis, como o aborto, que afetam diretamente a vida e a saúde das mulheres.
Por Patosonline.com
Com informações de Portal Correio
Mín. 24° Máx. 37°