As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram neste sábado (28) que um ataque com caças matou Asem Abu Rakaba, um dos chefes de operações aéreas do Hamas que teria ajudado a planejar o ataque de 7 de outubro.
Rakaba teria comandado integrantes do Hamas que invadiram Israel usando parapentes, além de ter sido responsável por ataques com drones contra postos dos militares israelenses, segundo a nota das FDI.
“Abu Rakaba foi responsável pelos UAVs, drones, parapentes, detecção aérea e defesa do Hamas”, pontuou o comunicado nas redes sociais.
Na sexta-feira (27), a Faixa de Gaza teve o pior dia de bombardeios por forças israelenses desde o início da guerra contra o Hamas, segundo revelou Nic Robertson, correspondente da CNN.
Como consequência dos ataques, houve interrupção dos serviços de comunicação no enclave, segundo a principal empresa de telecomunicações palestina.
Isso interrompeu, inclusive, o contato entre a embaixada do Brasil e os brasileiros que estão por lá.
O número de mortos em Gaza passa de 7.300, incluindo 3.000 crianças, desde o começo da guerra, segundo o Ministério da Saúde palestino, que é controlado pelo Hamas.
Além da intensificação de bombardeios contra a Faixa de Gaza, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que estão “expandindo as operações terrestres”.
O anúncio foi feito pelo porta-voz das FDI, contra-almirante Daniel Hagari também na sexta-feira (27), após um foguete disparado pelo Hamas ter atingido um prédio residencial em Tel Aviv e provocado um incêndio.
As tropas israelenses estão “operando com força” em todas as frentes, a fim de cumprir seus objetivos na guerra com o Hamas, e “continuarão atacando a Cidade de Gaza e apelando aos civis para evacuarem o sul”, disse Hagari.
A Assembleia-Geral Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma proposta de resolução da Jordânia e dos países árabes sobre o conflito entre Israel e o Hamas. O texto pede uma “trégua humanitária imediata” na guerra.
Entretanto, todas as resoluções são recomendações e não tem cumprimento obrigatório por parte das nações citadas. Entenda o papel da ONU em conflitos através desta matéria.
Fonte: CNN
Mín. 23° Máx. 37°