Neste domingo, 12 de novembro, a cidade de Mãe d’Água, na região metropolitana de Patos, realizou eleições suplementares para o cargo de vereador. Um total de 3.782 eleitores estiveram aptos a participar do pleito que se tornou necessário após a cassação dos mandatos dos antigos titulares dos cargos.
A eleição foi finalizada às 17h e apenas 15 minutos depois a totalização dos votos já havia sido finalizada, com 100% das urnas apurada, seguindo a previsão do Juiz Eleitoral da 30ª Zona, Carlos Gustavo.
De acordo com os dados oficiais disponibilizados pelo TSE, foram computados 3.012 votos, sendo 2.932 válidos (97,34%), 65 nulos (2,16%) e 15 em branco (0,50%).
Os nove vereadores eleitos foram:
Os suplentes foram:
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR TODOS OS DADOS DA VOTAÇÃO
A determinação para a realização dessas eleições veio do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em julho deste ano, em resposta a uma fraude eleitoral. A fraude em questão envolveu o uso fictício de candidaturas femininas, cujo objetivo era burlar a cota de gênero estabelecida pela legislação eleitoral.
O partido Republicanos foi identificado como o responsável pela fraude, mas o TRE-PB concluiu que a ação afetou todos os partidos e o processo eleitoral como um todo.
A decisão do tribunal resultou na perda de mandatos de nove vereadores que haviam sido eleitos na última eleição municipal. Os vereadores foram: Luciano Goga (Cidadania), Luiz Nunes (Republicanos), Kildemí Monteiro (Republicanos), Cledilson Cordeiro (Republicanos), Delma (Republicanos), Vandim Campos (Republicanos), Naldo Medeiros (Cidadania), Del de Rivaldo (Republicanos) e Nelson Pereira (Avante).
Por Patosonline.com
Mín. 23° Máx. 36°