O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos), voltou a alertar para a crise financeira enfrentada pelos municípios da Paraíba neste ano de 2023, com a queda constante dos repasses enviados pelo Governo Federal.
Galdino lembrou que os prefeitos estão sofrendo muito com a crise, pois o cidadão não procura o presidente, o governador nem os deputados, mas sim os prefeitos.
O deputado afirmou que uma das causas que mais cria crises nos municípios são os programas federais. Ele explicou que o Governo Federal cria um programa, implanta nos municípios, mas não atualiza ano a ano os repasses, e os municípios precisam arcar com a defasagem, retirando dinheiro de outras áreas para manter esses programas.
O presidente da assembleia usou como exemplos as Unidades Básicas de Saúde, as chamadas UBS's, onde os custos giram em torno de 70, 80, 90 mil reais por mês, sendo que o Governo Federal só repassa 14 mil. Ele exemplificou que Patos tem um déficit de quase 3 milhões de reais entre o que gasta e o que recebe do Ministério da Saúde para manter suas 41 unidades básicas de saúde.
Veja o vídeo abaixo:
Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°