
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos), voltou a alertar para a crise financeira enfrentada pelos municípios da Paraíba neste ano de 2023, com a queda constante dos repasses enviados pelo Governo Federal.
Galdino lembrou que os prefeitos estão sofrendo muito com a crise, pois o cidadão não procura o presidente, o governador nem os deputados, mas sim os prefeitos.
O deputado afirmou que uma das causas que mais cria crises nos municípios são os programas federais. Ele explicou que o Governo Federal cria um programa, implanta nos municípios, mas não atualiza ano a ano os repasses, e os municípios precisam arcar com a defasagem, retirando dinheiro de outras áreas para manter esses programas.
O presidente da assembleia usou como exemplos as Unidades Básicas de Saúde, as chamadas UBS's, onde os custos giram em torno de 70, 80, 90 mil reais por mês, sendo que o Governo Federal só repassa 14 mil. Ele exemplificou que Patos tem um déficit de quase 3 milhões de reais entre o que gasta e o que recebe do Ministério da Saúde para manter suas 41 unidades básicas de saúde.
Veja o vídeo abaixo:
Patosonline.com
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual Mín. 25° Máx. 34°