
Na manhã deste sábado, 25 de novembro, o Patosonline.com fez contato com o senador paraibano, Efraim Filho (União Brasil), para colher do próprio, que é autor do Projeto de Lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento das empresas, a opinião dele sobre o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recentemente ao referido projeto.
O senador disse que é de se lamentar a decisão do governo e incompreensível, pois essa decisão vai aumentar o imposto, a carga tributária do setores que mais produzem e empregam no país. Para ele, tal decisão de Lula irá aumentar o custo do emprego e sobrará para as empresas a decisão de demitir ou substituir o trabalho por máquinas naquilo que é possível.
“Isso vai prejudicar a vida de pais e mães de família que ficaram sem emprego e sem condição de com o suor do rosto colocar o pão na mesa de sua casa”, desabafou Efraim Filho no vídeo enviado a nossa equipe.
Os 17 setores afetado são: confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação (TI), tecnologia da informação e comunicação.
Caso o veto seja mantido todos os citados setores terão uma carga tributária maior aumentando o risco de demissões. As projeções da União Geral dos Trabalhadores (UGT), são de que os cortes podem atingir quase 1 milhão de trabalhadores – ou 10% dos cerca de 9,7 milhões de empregados hoje nesses setores.
O presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, diz que a entidade realizou um levantamento do impacto de uma possível reoneração da folha de pagamentos. “O impacto, imediato, é de uma perda de 20 mil empregos já no primeiro ano. Taxar a geração de empregos vai de encontro à desejada política de reindustrialização do País.” A avaliação no setor calçadista é que o impacto seria uma carga tributária extra de R$ 720 milhões por ano.
Patosonline.com
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual Mín. 22° Máx. 37°