A audiência prevista para ocorrer entre um grupo chinês e o governador João Azevêdo para apresentação de um projeto de construção de um porto e uma cidade inteligente no estado foi cancelada nesta terça-feira (12). O projeto, que promete investimentos de R$ 9 trilhões, enfrenta polêmicas envolvendo indícios de plágio e uso indevido de imagens.
O projeto foi apresentado em Mataraca, no Litoral Norte do estado, e inclui a construção de um porto de águas profundas e uma cidade inteligente internacional. A proposta prevê investimentos substanciais e a geração de empregos, com a capacidade de abrigar até três milhões de habitantes.
No entanto, surgiram questionamentos sobre a originalidade do projeto, com indícios de semelhança com um plano elaborado por uma empresa dinamarquesa para a construção de uma cidade inteligente na China. Além disso, houve a utilização indevida de imagens aéreas captadas pelo jornalista Clilson Júnior, do portal ClickPB, durante a apresentação.
Menos de 24 horas depois do lançamento, ocorrido nesta segunda (11), foi detalhado por uma reportagem do portal g1 Paraíba e do blog Conversa Política, do Jornal da Paraíba, que parte das imagens usadas na apresentação têm bastante semelhança com a de um outro projeto de 'cidade inteligente', para uma baía no distrito Chinês de Shenzhen, feitas pelo estúdio de arquitetura dinamarquês Henning Larse.
Além disso, foi exibido imagens de drone captadas por Clilson Júnior há oito anos na praia da Barra do Camaratuba, um dos cartões postais de Mataraca. O jornalista está movendo um processo contra a prefeitura e a empresa estrangeira devido ao uso não autorizado das imagens. A Brasil CRT, responsável pelo projeto, ainda não se pronunciou oficialmente sobre as polêmicas e o cancelamento da audiência com o governador.
1. Projeto da Baía de Shenzen, na China:

2. Projeto de Nova Mataraca, na Paraíba:

3. Utilização de imagens sem autorização:

Por Patosonline.com
Com informações do ClickPB
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL
Câmara Federal PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta
Reunião Prefeito Erivan participa de reunião em João Pessoa para tratar da retomada das obras da PB-228, em Salgadinho
Oportunidades Vereador Jônatas Kaiky anuncia 100 bolsas para cursos profissionalizantes em Patos
Visita Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai visitar a Paraíba a convite de Efraim Filho para discutir segurança pública
Suspensão RJ: Moraes suspende inquérito que apura remoção de corpos pós-operação Mín. 22° Máx. 35°