
Depois de 36 horas de trabalho contínuo, a equipe de manutenção da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) concluiu a retirada do vazamento na adutora Coremas/Sabugi, na madrugada desta sexta-feira (12). O problema estava comprometendo o abastecimento de cinco localidades no Sertão do Estado, que, agora, voltam gradativamente à normalidade. O incidente ocorreu nas imediações do açude no Sítio Riacho dos Currais, Zona Rural de São Bentinho, entre as Estações Elevatórias de Água Bruta 1 e 2.
Durante o período de reparo, as cidades de São Bentinho, São José de Espinharas, Várzea, São José do Sabugi e o Distrito de Santa Gertrudes, ficaram temporariamente sem abastecimento. Já as cidades com mananciais locais continuaram sendo abastecidas, embora em alguns pontos tenha sido observada alguma intermitência no fornecimento ou redução na pressão da água.
A localização remota e a concentração do vazamento em um açude de difícil acesso tornaram o trabalho desafiador. A intervenção exigiu esforços conjuntos e o uso de equipamentos robustos, incluindo retroescavadeiras, geradores de energia elétrica e diversas bombas de drenagem. Durante o processo, o açude teve que ser completamente esvaziado para permitir o acesso e a correção do problema.
“Esse esforço incansável foi crucial para restaurar a normalidade no abastecimento de água para as 14 cidades atendidas pelo sistema Coremas/Sabugi. Segundo relatos dos funcionários mais experientes da Cagepa, ao longo dos mais de 20 anos de existência da adutora, esse foi considerado o vazamento mais complexo de ser tratado. No entanto, com o empenho de uma equipe dedicada, munida de ferramentas técnicas e robustas, o vazamento foi corrigido de forma célere, evitando possíveis dias de interrupção no abastecimento”, explicou o gerente regional Jônatas Raulino.

Raulino ainda destacou que compreende a angústia da população afetada pela interrupção no fornecimento de água, pedindo também a compreensão devido à complexidade operacional da adutora, que se estende por mais de 180 km entre as cidades. Agora, com o vazamento corrigido, o sistema opera normalmente, e a retomada gradual do abastecimento ocorrerá das partes mais baixas para as mais elevadas.
Coremas/Sabugi – A adutora Coremas/Sabugi é um complexo que atende 14 cidades, incluindo São Bentinho, Condado, Malta, Patos, São Mamede, Várzea, Santa Luzia, São José do Sabugi, Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho e Assunção, além dos Distritos de Santa Gertrudes e Café do Vento. Com um percurso total de 180 km entre as cidades, possui 11 Estações Elevatórias de Água, representando uma verdadeira transposição de águas entre diferentes microrregiões da Paraíba.
Por Assessoria/Cagepa
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 32°