
Em uma sessão no Senado na noite da última terça-feira (16), o senador paraibano Efraim Filho (União Brasil), comemorou a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) por ele relatada, que agora segue para a Câmara dos Deputados.
A PEC em questão torna crime, de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, a posse ou porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente. Efraim, em sua exposição, reiterou sua posição de que o Brasil ainda não está pronto para a descriminalização, baseando-se em diversos aspectos.
"Somente uma família que enfrenta esse problema em seu seio familiar, conhece a verdadeira extensão do impacto que o consumo de drogas pode causar", enfatizou o senador.
Além disso, ele destacou que a decisão do Senado reflete uma sintonia com a sociedade brasileira, que compartilha das preocupações com a saúde pública e a segurança.
Efraim Filho argumentou que, atualmente, o país carece de estrutura adequada para lidar com os desafios decorrentes da descriminalização das drogas. Casas de saúde mental, centros de reabilitação e o sistema de saúde como um todo não estão preparados para enfrentar o aumento potencial do consumo e suas consequências.
Um ponto crucial levantado pelo senador é o impacto na segurança pública. Ele ressaltou que, caso as drogas sejam legalizadas, não haverá venda em farmácias ou mercados regulamentados. Em vez disso, o tráfico permanecerá como principal fonte de acesso, o que perpetuará a criminalidade e o financiamento do crime organizado.
Efraim Filho reafirmou seu compromisso com a população brasileira, destacando que sua posição é em defesa da saúde, da segurança e do bem-estar de todos os cidadãos.
Senador Efraim Filho - Crédito: Marcos Oliveira / Rádio Espinharas FM
Caso Master Colunista do Metrópoles expõe encontro de Moraes com o presidente do BRB na mansão de Vorcaro, do Master
Convocação Câmara de Patos convoca sessão solene nesta terça-feira (27) para reempossar Mesa Diretora após decisão do TJPB
Gastos Câmara gasta R$ 100 milhões em reforma de imóveis para “poupar” R$ 5 milhões por ano
Situação crítica Hospitais da rede complementar do SUS em Campina Grande ameaçam suspender atendimentos por atraso em repasses: ‘Estamos no fundo do poço’
Diálogo Por telefone, Lula fala com Trump sobre Conselho da Paz, Venezuela e confirma ida a Washington
Assistência social Salgadinho participa do 5º Fórum dos Gestores da Assistência Social da Paraíba
Cultura Nabor assina convênio com Ministério para construção do CEU da Cultura
Assumido Senador Efraim Filho participa da Caminhada pela Liberdade, em Brasília, e assume posição de pré-candidato pelo campo da direita na Paraíba
Eleições 2026 Tarcísio diz que não renunciará em abril e vai apoiar Flávio em SP Mín. 23° Máx. 36°