Domingo, 12 de Maio de 2024
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
UNIFIP
Dra Felianne
Política Autismo

Audiência Pública proposta por Jamerson Ferreira discute saúde mental dos pais de autistas e demandas para políticas públicas

Evento na Câmara Municipal reúne autoridades e entidades em busca de melhorias para famílias e cuidadores

18/04/2024 às 10h00 Atualizada em 18/04/2024 às 10h47
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria 
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Câmara
Foto: Divulgação/Câmara

A Câmara Municipal de Patos sediou na noite desta quarta-feira uma importante Audiência Pública voltada para a conscientização e discussão sobre o Autismo, com o tema central "Quem cuida precisa de cuidados: Saúde mental dos pais de autistas". O evento contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade interessados na causa.

Continua após a publicidade

O vereador Jamerson Ferreira, destacou a importância de trazer à tona depoimentos essenciais e demandas urgentes relacionadas ao cuidado de pessoas com autismo. Em seu discurso, o vereador, que é pai de um adolescente autista, ressaltou a difícil realidade enfrentada por famílias como a sua, diante da falta de apoio e serviços especializados do poder público.

"Já sinto na pele e no meu sangue as agruras enfrentadas por minha esposa, meu filho e nossa família. Conhecendo de perto essa realidade, utilizo meu mandato para amplificar as vozes de outras famílias e transformá-las em leis, requerimentos e discussões pertinentes a essa temática", afirmou Jamerson.

O presidente da Associação de Pais e Amigos de Autistas de Patos e Região (Aspaa), Wescley Souza, enfatizou a importância desses encontros para sensibilizar o poder público sobre as demandas específicas da comunidade autista.

Continua após a publicidade

"Hoje muitas políticas públicas surgem dessas audiências. Esses debates têm um impacto significativo na sociedade, aumentando a conscientização e o conhecimento sobre a causa", destacou Wescley Souza.

O secretário de Saúde do município, Leônidas Dias, explicou aos presentes que a prefeitura tem dificuldade em contratar profissionais para atendimentos especializados, o que dificulta a oferta de serviços de saúde para autistas e cuidadores.

"Não é um problema apenas da cidade de Patos. É um problema nacional: há uma grande demanda e uma capacidade instalada pequena. Seja no ramo público ou privado, é difícil encontrar um neurologista pediatra, um fonoaudiólogo, um psicólogo com especialidade em neurociência ou um terapeuta ocupacional. Só conseguiremos melhorar esse gargalo quando ampliarmos os cursos e os serviços, e assim poderemos encontrar profissionais habilitados", argumentou o secretário.

O evento foi marcado por discussões construtivas e pela apresentação de propostas concretas para melhorar o suporte às famílias e aos cuidadores de autistas em Patos e região. Autoridades políticas, psicólogos, psicopedagogos e membros da comunidade autista e seus familiares participaram ativamente da Audiência, reforçando a importância do engajamento coletivo na busca por melhores condições de vida e inclusão.

Assessoria 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Seg 34°C 20°C
Ter 32°C 22°C
Qua 32°C 22°C
Qui 34°C 21°C
Sex 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras