Domingo, 24 de Novembro de 2024
Banner Clima Sublime
UNIFIP
Banner Topazio Tintas
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Rhaissa
Política Autismo

Audiência Pública proposta por Jamerson Ferreira discute saúde mental dos pais de autistas e demandas para políticas públicas

Evento na Câmara Municipal reúne autoridades e entidades em busca de melhorias para famílias e cuidadores

18/04/2024 às 10h00 Atualizada em 18/04/2024 às 10h47
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria 
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Câmara
Foto: Divulgação/Câmara

A Câmara Municipal de Patos sediou na noite desta quarta-feira uma importante Audiência Pública voltada para a conscientização e discussão sobre o Autismo, com o tema central "Quem cuida precisa de cuidados: Saúde mental dos pais de autistas". O evento contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade interessados na causa.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O vereador Jamerson Ferreira, destacou a importância de trazer à tona depoimentos essenciais e demandas urgentes relacionadas ao cuidado de pessoas com autismo. Em seu discurso, o vereador, que é pai de um adolescente autista, ressaltou a difícil realidade enfrentada por famílias como a sua, diante da falta de apoio e serviços especializados do poder público.

"Já sinto na pele e no meu sangue as agruras enfrentadas por minha esposa, meu filho e nossa família. Conhecendo de perto essa realidade, utilizo meu mandato para amplificar as vozes de outras famílias e transformá-las em leis, requerimentos e discussões pertinentes a essa temática", afirmou Jamerson.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

O presidente da Associação de Pais e Amigos de Autistas de Patos e Região (Aspaa), Wescley Souza, enfatizou a importância desses encontros para sensibilizar o poder público sobre as demandas específicas da comunidade autista.

"Hoje muitas políticas públicas surgem dessas audiências. Esses debates têm um impacto significativo na sociedade, aumentando a conscientização e o conhecimento sobre a causa", destacou Wescley Souza.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

O secretário de Saúde do município, Leônidas Dias, explicou aos presentes que a prefeitura tem dificuldade em contratar profissionais para atendimentos especializados, o que dificulta a oferta de serviços de saúde para autistas e cuidadores.

"Não é um problema apenas da cidade de Patos. É um problema nacional: há uma grande demanda e uma capacidade instalada pequena. Seja no ramo público ou privado, é difícil encontrar um neurologista pediatra, um fonoaudiólogo, um psicólogo com especialidade em neurociência ou um terapeuta ocupacional. Só conseguiremos melhorar esse gargalo quando ampliarmos os cursos e os serviços, e assim poderemos encontrar profissionais habilitados", argumentou o secretário.

O evento foi marcado por discussões construtivas e pela apresentação de propostas concretas para melhorar o suporte às famílias e aos cuidadores de autistas em Patos e região. Autoridades políticas, psicólogos, psicopedagogos e membros da comunidade autista e seus familiares participaram ativamente da Audiência, reforçando a importância do engajamento coletivo na busca por melhores condições de vida e inclusão.

Assessoria 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras